Alckmin destaca vanguarda da ciência nacional durante 10ª ExpoGenética

Governador participa da 10ª ExpoGenética, em Uberaba, e fala sobre importância do setor para o Brasil gerar mais emprego e crescer

sex, 25/08/2017 - 13h06 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin visitou nesta sexta-feira (25) a 10ª ExpoGenética, em Uberaba (MG). O governador do Estado de São Paulo elogiou a vanguarda do Brasil no setor, que resulta em bons resultados para a economia nacional.

“Se há um setor que tem trazido boas notícias ao Brasil é a agropecuária e a agroindústria. Somos o maior exportador de carne bovina do mundo: passamos os Estados Unidos e a Austrália”, destacou Alckmin, lembrando que o evento em Minas Gerais é importante para o Brasil seguir na dianteira.

“Hoje, na ExpoGenética, é o futuro, a genômica… É o topo da ciência, da bio, da genômica nos avanços da ciência da inovação e da tecnologia para a gente poder avançar ainda mais. É a vanguarda da ciência e da pesquisa para termos mais produtividade, o Brasil gerar mais emprego e crescer. São os avanços permanentes da ciência em benefício da nossa população”, elogiou o governador, que compareceu ao evento com a diretora do Instituto de Zootecnia (IZ)  paulista, Renata Helena Branco Arnandes e do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

Destinada a criadores, técnicos, pesquisadores, estudantes universitários e interessados na área, a ExpoGenética reúne anualmente os principais programas de Melhoramento Genético do Brasil, com o objetivo de apresentar e disseminar seus trabalhos e trocar informações.

O IZ participou da feira com a exposição de seis animais de seu Programa de Melhoramento Genético, além do Sumário de Touros e Matrizes Nelore IZ 2017, lançado durante o evento. “Compartilhamos com criadores informações dos melhores animais do Programa, e que podem ser adquiridos pelos diversos criatórios do País, por meio do Leilão Anual de Reprodutores e Matrizes IZ, que este ano ocorrerá dia 7 de setembro, no Centro de Bovinos de Corte em Sertãozinho”, explicou Renata.

São Paulo é considerado um exportador de tecnologia na área, contribui para a eficiência nos processos de seleção e uso de material genético proporcionando maior competitividade na produção de gado de corte brasileiro. E levou essa experiência à ExpoGenética.

“Nós trouxemos hoje o Instituto de Zootecnia, veio o secretário e a presidente do Instituto de Zootecnia . Temos aqui um estande e boas parcerias. E o caminho agora é irmos para a genômica, a proteômica e todas as ‘ômicas’, né? Para a gente poder ter mais ganho ainda de eficiência e produtividade”, disse Alckmin, que lembrou da importância do setor para a retomada do crescimento do Brasil.

“Esse é um setor que está hoje no Brasil segurando a peteca, vem salvando a lavoura, em todos os sentidos. Na área social, emprego. No agronegócio e renda, na área economiza, com produção, exportação, balança… Então temos que estimular atividade empreendedora na área agropecuária, agroindustrial, indústria, serviço, turismo comercio”, enumerou o governador, que disse buscar inspiração no que viu em Uberaba.

“Vamos nos inspirar em Uberaba, esse centro da vanguarda desenvolvimento, para trabalharmos ainda mais. Aqui está o que o Brasil precisa: empreendedores. Valorizar quem empreende, trabalha, produz, gera riqueza. O papa Paulo VI dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz. Não há paz verdadeira onde não há emprego, oportunidade para as pessoas poderem realizar a sua vocação, serem feliz servindo ao próximo através da sua vocação e do seu trabalho”, concluiu Alckmin.