Alckmin destaca ambiente de otimismo em feira industrial

Em visita à abertura da Expomafe, em São Paulo, governador reforça a importância da inovação na produção industrial do Estado

ter, 09/05/2017 - 12h37 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira (9) da abertura da Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação da Indústria, promovida em São Paulo.

O evento, que vai até o próximo sábado (13), tem o apoio da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Segundo os organizadores, a feira serve de vitrine para as indústrias do setor, no Brasil e exterior.

Diante dos sinais de reanimação da produção industrial, Alckmin ressaltou a importância do setor para a economia nacional.

“Destaco o grande crescimento da Expomafe, que este ano registrou mais de 30% de ampliação na área de exposição, em relação a 2016. O setor de máquinas sofreu muito e tem uma capacidade ociosa enorme e está começando a se recuperar. O ambiente é de otimismo, pois aqui temos a indústria das fábricas, que produz máquinas para outras indústrias. É um setor estratégico para o Brasil”, disse o governador.

No último dia 1º de maio, durante a abertura da Agrishow, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, considerado o maior evento do setor na América Latina, Alckmin assinou um importante documento que favorece o apoio à indústria nacional de máquinas e implementos e o produtor rural.

O Decreto amplia a devolução de créditos do ICMS às fabricantes de máquinas agrícolas e amplia ao produtor rural pessoa física e à empresa rural a utilização deste crédito na compra de caminhões, furgões e carrocerias da indústria nacional. Este era um pleito da Abimaq, que contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento junto ao Governo para que fosse viabilizado.

A Expomafe é a feira oficial do setor metalmecânico, comandada pelas entidades que representam os segmentos desta importante cadeia produtiva. A feira acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital.