Agricultura, USP e Unesp assinam protocolo de intenções para desenvolver projetos

Objetivo é fortalecer pesquisas na área de agronegócios e firmar convênios para realização de estágios entre estudantes de graduação

sex, 11/10/2019 - 12h24 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) assinaram um protocolo de intenções para a criação do Programa São Paulo: Sustentabilidade e Produção. A assinatura ocorreu na quarta-feira (9), durante a abertura da EsalqShow, em Piracicaba, interior paulista.

“A agricultura brasileira é um exemplo original da agricultura baseada em ciência. Não existe agricultura no Brasil sem ciência, sem o que se aprende dentro das faculdades, universidades e cursos técnicos e da relação entre o setores público e privado”, afirmou o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

O objetivo do protocolo é a realização de ações conjuntas entre a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), ligada à Secretaria de Agricultura, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) e a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAVJ), da Unesp, voltadas ao desenvolvimento do agronegócio em áreas estratégicas, formação de pessoal e o desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo.

“Nosso objetivo é trabalhar em conjunto, somar esforços, para fortalecer os projetos de pesquisa entre as instituições e conquistar, inclusive, recursos das agências de fomento, para desenvolvimento dos trabalhos”, afirma o Coordenador da APTA, Antonio Batista Filho.

Entre as intenções específicas do protocolo está o desenvolvimento de ações conjuntas para fortalecimento da cadeia produtiva das culturas da soja e milho, com foco em materiais orgânicos, além de cana-de-açúcar, amendoim, grão de bico e lúpulo, via programas de melhoramento genético apoiados pelas instituições, empregando o mais alto nível de desenvolvimento em biotecnologia e genética de plantas. “Queremos trabalhar para disponibilizar produtos voltados para o agro, com foco na agricultura convencional e orgânica”, explica o Diretor da APTA Regional, Silvio Tavares.

Estágios

Há ainda o intuito de firmar convênios para realização de estágios dos estudantes de graduação, intercâmbio e treinamento técnico de pós-graduandos e pós-doutorandos, com a participação de pesquisadores da APTA e docentes da Esalq e FCAVJ em programas de ensino de graduação e de pós-graduação.

Com o acordo, Esalq, FCAVJ e APTA pretendem compartilhar base de dados para pesquisas e uso de áreas experimentais para a realização de estudos de interesse mútuo que visem o desenvolvimento do agronegócio em áreas estratégicas, incremento da área acadêmica com a formação de pessoal, promoção de eventos técnico-acadêmicos e visitas técnicas. O protocolo de intenções tem vigência de dois anos com a possibilidade de prorrogação por mais 60 meses.