Adolescentes da Fundação Casa conhecem Museu de Zoologia da USP

Visita ao local faz parte da agenda de atividades externas do centro socioeducativo de Praia Grande

sex, 16/08/2019 - 10h31 | Do Portal do Governo

Quatro adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa Praia Grande I, em Praia Grande, visitaram o acervo da exposição permanente do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

Na última quinta-feira (8), os jovens viram espécies de aves e mamíferos empalhados da fauna brasileira e de outros países, como tucanos, elefantes, entre outros, demonstrando a variedade da biodiversidade do planeta. Na exposição permanente “Biodiversidade: conhecer para preservar”, os adolescentes viram esqueletos ou réplicas, em tamanho natural, de macacos, aves e até dinossauros.

“Em diversos momentos, os rapazes conversaram com a guia, apresentando o que aprenderam nas aulas do ensino formal aliado com as próprias experiências, o que levou a explicações mais específicas sobre alguns temas, como reprodução, extinção e alimentação de algumas espécies”, contou o encarregado técnico da unidade da Fundação Casa, Alessandro Muniz.

A visita foi parte da agenda de atividades externas do centro socioeducativo. A escolha pelo Museu de Zoologia é para iniciar o trabalho de educação ambiental com os adolescentes, discutindo sustentabilidade, ecossistemas e preservação, um dos focos do planejamento pedagógico do Casa Praia Grande I para 2019.

A pedagoga Priscila de Oliveira Silva e os agentes de apoio socioeducativo Marcos Vieira do Santos e Francisco da Luz Souza Netto acompanharam os jovens na visitação.

Sobre o Museu

O Museu de Zoologia da USP começou a funcionar em 1890, com a doação de espécimes da coleção de história natural de Francisco Mayrink, então conselheiro do Museu Paulista. Esta doação inicial foi uma das diversas coleções que formaram o acervo inicial do Museu Paulista.

Após a criação do Departamento de Zoologia, em 1939, na estrutura do Governo do Estado de São Paulo, o acervo de zoologia foi direcionado à Seção de Zoologia do Museu Paulista. Em 1969, após a construção de uma sede própria, o agora Museu de Zoologia passou a integrar a estrutura da Universidade de São Paulo.