AcessaSP realizou mais de 6 milhões de atendimentos em 2016

Unidades localizadas em locais como o Poupatempo respondem pelo maior volume de atendimentos, 42% em relação ao total geral

sex, 24/03/2017 - 15h03 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Com dicas do Acessa SP é possível encontrar diferentes cursos na rede, desde trabalhos manuais, línguas e até especializações

Os postos do AcessaSP da capital e de mais de 500 municípios de São Paulo realizaram, em 2016, um total de 4.673.515 atendimentos pela rede fixa e 1.700.221 pela rede wifi. As unidades localizadas em locais como o Poupatempo respondem pelo maior volume de atendimentos, 42% em relação ao total geral.

Além dos postos estaduais, geridos 100% pelo Estado, o governo mantém parceria com os municípios. Neste caso, a prefeitura é responsável pelas instalações físicas e sua manutenção e pelo monitor. Ao governo cabe instalar e manter o link para conexão à Internet, a rede wifi (quando há) e os equipamentos.

Mais de 80% dos postos do AcessaSP operam nessa modalidade. Os postos municipais realizaram 2.681.667 de atendimentos em 2016, do total de 4,6 milhões. Há, também, postos em parceria com ONGs.

Ranking dos postos estaduais 
Dos 108 postos estaduais, verifica-se que o volume de atendimentos concentra-se na Região Metropolitana e em municípios com mais de 400 mil habitantes. No caso do Parque da Juventude, que lidera o ranking de 2016, sua localização próxima de estação de Metrô, bem como a existência de outros equipamentos no parque, como Biblioteca e uma Etec, são fatores que contribuem para a movimentação do posto.

Ranking dos postos municipais
Uma análise preliminar indica que, em função do porte dos postos, da população do município (maior ou menor porte), localização (próximo de metrô ou transporte público, unidade prestadora de serviços, etc), há faixas predominantes de atendimentos: mais de 50 mil atendimentos; entre 50 mil e 20 mil; entre 20 mil a 10 mil e menores de 10 mil.

No ranking dos 10 mais, os postos Barueri Ganha Tempo, Cruzeiro Flavio Zacchi e Promissão Centro lideram a lista e apresentam taxa de ocupação acima de 100%.

Os dados completos com números de atendimentos em todos os postos do AcessaSP estão disponíveis no Relatório Geral Consolidado de 2016.