Ação na estação Santo André alerta sobre os riscos da hipertensão

Nesta quinta-feira (29), das 15h às 18h, usuários que passarem pelo local poderão aferir gratuitamente a pressão arterial e tirar dúvidas

qua, 28/11/2018 - 18h39 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (29), a Estação Santo André, na Linha 10-Turquesa, será palco de uma ação de saúde que visa alertar o público sobre os riscos da hipertensão. Das 15h às 18h, os usuários que passarem pelo local poderão aferir gratuitamente a pressão arterial e tirar dúvidas sobre o uso correto de medicamentos com um farmacêutico.

A hipertensão é uma doença crônica que acomete um quarto da população brasileira e causa cerca de 300 mil mortes por ano no país. A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. A única maneira de diagnosticá-la é aferindo a pressão regularmente.

Cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da hipertensão. Seus principais sintomas incluem dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

A maioria dos casos de pressão alta são passados geneticamente. Porém, fatores como a obesidade, o estresse, o colesterol alto, o sedentarismo e os hábitos de fumar e consumir elevados níveis de sal e bebidas alcoólicas contribuem para o desenvolvimento da doença.

Para preveni-la, atitudes simples fazem a diferença, como reduzir o consumo de sal e alimentos gordurosos e praticar atividades físicas.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.