Ação na Estação Francisco Morato combate abuso sexual infantil

Iniciativa nesta sexta-feira (18) destaca a importância do Dia Mundial de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes

qui, 17/05/2018 - 9h47 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (18) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes. Por isso, a Estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí), recebe uma ação de conscientização promovida pela Prefeitura de Francisco Morato, município da RMSP.

Das 9h às 17h, os usuários terão acesso à folhetos informativos contra o abuso sexual infantil na rampa de acesso à estação, além de terem contato com trabalhos escolares feitos pelas crianças da rede municipal.

A atividade é realizada por meio da Secretaria de Saúde e Educação, que promove a inclusão social, a cidadania, a educação e a cultura como instrumentos de transformação social.

Entre 2015 e 2016, o canal de denúncias Disque 100 recebeu 37 mil queixas de crimes envolvendo crianças e adolescentes. Destas, mais de 67% eram do sexo feminino. O abuso sexual geralmente é cometido por pessoas que fazem parte do convívio familiar da vítima.

Além do Disque 100, outro canal de denúncia é o aplicativo Proteja Brasil. Vale lembrar que a acusação também pode ser realizada em delegacias e no Conselho Tutelar do município, através do número 4488-0066.

A iniciativa da Prefeitura de Francisco Morato é voltada à população e conta com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.