Ação do FUSSP ensina gastronomia a reeducandas da capital paulista

Iniciativa do Fundo Social em celebração ao Dia das Mães levou ensinamentos de receitas inspiradas no conceito 'Comfort Food'

seg, 13/05/2019 - 18h04 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação FUSSP
Alunas no Workshop de Confeitaria Básica

Na última semana, vinte reeducandas da Penitenciária Feminina em Santana, na zona Norte da capital, aprenderam receitas gastronômicas baseadas no conceito Comfort Food, com receitas caseiras que remetem ao bem estar e à maternidade.

Durante as aulas, realizadas na quarta e quinta-feira (8 e 9), foram ensinadas, por exemplo, delícias como bolo de café, bolo de banana, pão de água e rosca estrela. As aulas foram ministradas na cozinha do presídio pelo Diretor da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Fussp, Ernani Gouvea, e mais dois instrutores.

Os insumos, apostilas e uniformes foram disponibilizados pelo Fundo Social. Na entrega de certificados, será montada uma mesa para os convidados com os pratos produzidos no curso.

Sobre Comfort food

Comfort Food significa “Comida Confortável”, que desperta conforto e bem-estar ao ser consumida. Por nos fazer lembrar de momentos especiais, seja um almoço em família, um jantar com os amigos, um piquenique ou o passeio em um parque. Pode ser a comida da mãe, da avó, da tia, ou de alguém que é especial para você.

A essência do Comfort Food está na simplicidade dos pratos. Como o tradicional arroz e feijão, uma macarronada, uma torta ou um bolo. A combinação dos alimentos e ingredientes e o modo como foram preparados influenciam no sabor do prato e, consequentemente, na experiência de cada pessoa.

Quanto mais semelhante for o sabor do prato servido com o que foi preparado há muito tempo atrás, melhor será a experiência da degustação para a pessoa.