Abertas inscrições para celebração do curso técnico de Nutrição

Evento comemora em 6 de maio, na sede do Centro Paula Souza, na capital, a memória do primeiro curso técnico de nutrição do Brasil

qui, 04/04/2019 - 15h40 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza (CPS) está com as inscrições abertas para a Jornada Comemorativa: 80 anos do Técnico em Nutrição e Dietética. O evento celebrará no próximo dia 6 de maio, na sede da instituição, a memória do primeiro curso técnico de Nutrição do Brasil com palestras e exposições.

Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional do CPS, o evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é necessário fazer a inscrição até dia 15 de abril.

Professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais devem se inscrever pela internet e os demais interessados pelo e-mail centrodememoria@cps.sp.gov.br. Confira mais informações no site.

História

O curso de Auxiliares em Alimentação ou Dietistas teve início em 1939, no antigo Instituto Profissional Feminino, que hoje abriga a Escola Técnica Estadual (Etec), Carlos de Campos, no bairro do Brás.

É a primeira formação profissional do País no campo da alimentação e nutrição, criada pelo médico Francisco Pompêo do Amaral (1907-1990), na antiga Superintendência do Ensino Profissional do Estado de São Paulo.

Até 1974, o curso, que passou a ser chamado de técnico em Nutrição e Dietética, era oferecido somente na Etec Carlos de Campos. Atualmente, 36 Escolas Técnicas do Centro Paula Souza contam com essa formação.