São Paulo adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Ação busca garantir à população negra a efetivação de oportunidades iguais a todos, defesa de direitos e o combate à discriminação

qui, 17/08/2017 - 17h38 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo acaba de entrar para o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). O governador Geraldo Alckmin assinou adesão nesta quinta-feira (17) ao sistema que organiza e articula políticas e serviços voltados para superar as desigualdades raciais no Brasil em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

Na prática, a ação busca garantir, especialmente à população negra, a efetivação de oportunidades iguais a todos. Também está na pauta a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância. “São Paulo é a terra da miscigenação, multicultural, cosmopolita, e que não aceita nenhum tipo de racismo. Aqui nós estamos na vanguarda da promoção dos direitos humanos”, afirmou o governador.

Com a adesão, São Paulo se compromete a manter e apoiar administrativa e financeiramente o conselho voltado para promoção da igualdade racial. E faz com que o Estado avance junto com outras iniciativas estaduais, como por exemplo o SP Contra o Racismo. Assim somam forças nos processos de criação ou fortalecimento de órgãos e conselhos voltados ao tema.

São Paulo também ficou encarregado de organizar e coordenar fóruns estaduais de gestores municipais de promoção da igualdade racial. Além de criar plano de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade, propondo avanços à área.

Outros pontos acordados no programa são integrar a Rede Nacional de Atendimento às Vítimas de Discriminação Racial, participar do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, e, por fim, apoiar municípios para juntos caminharem na mesma direção da promoção da igualdade racial.