6ª #MuseumWeek: museus paulistas apresentam curiosidades

Entre 13 e 19 de maio, iniciativa terá participação de instituições do mundo todo e este ano tem a mulher na cultura como tema principal

sex, 10/05/2019 - 16h24 | Do Portal do Governo

Entre os dias 13 e 19 de maio, os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo participam da #MuseumWeek 2019, ação realizada nas redes sociais em que instituições culturais do mundo todo divulgam bastidores, curiosidades e atividades relacionadas a um tema diferente por dia, durante uma semana.

As instituições culturais do Estado de São Paulo que participarão são: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Casa Mário de Andrade, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som – MIS-SP, Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra, Estação Pinacoteca, Pinacoteca do Estado, Paço das Artes, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão), Museu do Café (Santos) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).

Women In Culture

O principal tema da #MuseumWeek 2019 será o lugar da mulher na cultura no passado, presente e futuro. O movimento #WomanInCulture visa valorizar o espaço das mulheres na sociedade.

Haverá, para cada dia, uma hashtag diferente, representando um tema específico. O perfil da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (@culturasp) compartilhará diariamente as postagens de destaque de cada museu.

Confira os temas de cada dia:

– Segunda-feira (dia 13) – #WomenInCulture – Dia dedicado às mulheres que atuam nos campos da história, arte, cultura e ciência – famosas ou anônimas – e que, por meio de suas ações, estruturam a sociedade.

– Terça-feira (dia 14) – #SecretsMW – Os museus vão apresentar detalhes de seus bastidores: exposições em preparação, sessões de restauro, manutenção do acervo, profissionais atuantes e dispositivos utilizados serão mostrados ao público.

– Quarta-feira (dia 15) – #PlayMW – Nesse dia, serão abordados os jogos  e dinâmicas que os museus realizam em suas programações para aproximar e integrar o público de forma lúdica e interativa.

– Quinta-feira (dia 16) – #RainbowMW – Os museus vão mostrar obras e espaços que se destacam visualmente pela variedade de cores e celebrar a Paz e a causa LGBTQ.

– Sexta-feira (dia 17) – #ExploreMW – Nesse dia, a proposta é estimular a criatividade, sair do padrão e ir além do comum, mostrando ações inovadoras que exploram o espaço, a arte e o intelecto.

– Sábado (dia 18) – #PhotoMW – Dia de compartilhar fotografias inspiradoras dos museus e seus acervos. Fotógrafos profissionais e amadores serão convidados a participar compartilhando seus olhares nas redes sociais.

– Domingo (dia 19) – #FriendsMW – No último dia da ação, os museus convidam o público para um passeio cultural com seus amigos, promovem ações especiais para celebrar a amizade e apresentam obras que retratam o tema.

Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado terão, além das ações online, algumas atividades especiais:

Museu da Casa Brasileira promove visita orientada pelo museólogo Wilton Guerra no dia 14 de maio, das 10h às 11h, sobre os segredos do espaço que abriga a instituição. No dia 15, quem for ao museu das 10h30 às 12h poderá participar da “Oficina na Calçada – As Palavras e as Casas”, em que serão elaboradas transcrições poéticas a partir de relatos afetivos e jogos de palavras. Na sexta-feira (17), das 10h30 às 12h, acontece mais uma edição da Oficina na Calçada, desta vez com o tema “Manual de Instruções”, que vai mapear os diversos usos dos objetos da casa e sua interação com o corpo. Encerrando a Semana de Museus, nos dias 18 e 19 de maio, das 10h às 20h, o MCB promove o Festival Cultura de Boteco, evento gastronômico que reúne os petiscos exclusivos de botecos premiados de São Paulo.

Quem visitar o Museu da Imagem e do Som – MIS, além de aproveitar as mostras em cartaz – entre elas, a megaexposição “Quadrinhos”, sobre a história das HQs -, vai ganhar um postal especialmente elaborado para a ação.

Entre os dias 14 a 19, das 10h às 16h, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, dispõe ao público um painel em tamanho real da Família Portinari, com Dona Domingas, Seu Batista e Candido Portinari, para o público tirar selfies. No dia 15, às 16h, a museóloga Angelica Fabbri falará aos visitantes sobre sua experiência, desafios e perspectivas em seus 34 anos de trabalho no Museu.

No Museu Índia Vanuíre, em Tupã, dia 14, às 9h e às 15h, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o setor administrativo e a reserva técnica da instituição, acompanhados por profissionais do acervo. No dia seguinte (15), também às 9h e às 15h, o público poderá participar de uma “Caça ao Tesouro” para encontrar fotos do acervo escondidas e identificar onde elas estão expostas. O vencedor da brincadeira ganhará um artesanato indígena como brinde. Por fim, no dia 18, das 9h às 17h, educadores do museu ensinam o público a confeccionar porta-retratos em E.V.A.

Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, vai convidar os visitantes para uma visita aos seus bastidores no dia 14 de maio, às 14h. Além da visitação, serão explicadas as rotinas e responsabilidades que antecedem eventos culturais e espetáculos. No dia seguinte (15), das 9h às 18h, a atividade “Eu posso brincar no Museu?” vai estimular a diversão por meio de jogos sobre a temática da instituição. Já no dia 16, das 9h às 18h, “Diferente é legal!” vai exaltar a diversidade com uma reflexão sobre as diferenças, convidando o público a colorir as obras de Felícia Leirner em papel.

Sobre a #MuseumWeek

#MuseumWeek é o primeiro evento cultural mundial que acontece totalmente nas redes sociais. São sete dias de cultura e arte com um tema e uma hashtag diferente. Este é sexto ano consecutivo em que as instituições brasileiras postarão as suas hashtags. Em 2018, a #MuseumWeek foi dedicada à tolerância e à cidadania, e em 2017, o tema também foi focado nas mulheres na sociedade.

Para conhecer a programação cultural de todo o estado, acesse o site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado – www.cultura.sp.gov.br.