60 alunos recebem certificado em curso de qualificação Beleza Negra

Em parceria com Sebrae, aulas tiveram objetivo de formar empreendedores e profissionais da raça negra que atuam no setor de estética

sex, 08/11/2019 - 12h08 | Do Portal do Governo

Alunos do Projeto Beleza Negra receberam seus certificados na quarta-feira (4) após aulas de qualificação profissional voltadas ao setor de beleza e estética. O projeto é promovido pelo Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O projeto foi direcionado a empreendedores e profissionais da raça negra que atuam no setor de beleza e estética e teve como objetivo promover treinamento técnico na área de gestão empresarial, além de apoiar o desenvolvimento econômico da população negra.

Foram mais de 60 alunos nas aulas realizadas às segundas-feiras entre 12 de agosto e 4 de novembro. O curso, realizado na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania, teve carga horária de 46 horas. O Secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, presidiu a cerimônia de formatura.

“A dignidade se faz com o trabalho. Enaltecemos o trabalho quando qualificamos a população. As pessoas querem trabalhar, produzir, empreender, mas às vezes falta oportunidade”, afirmou Mascaretti. “Esse é um governo de inclusão. Temos de abrir portas, oferecer oportunidades e trabalhar pensando grande e nas pessoas que mais precisam”, destacou.

As aulas foram ministradas por técnicos do Sebrae que desenvolveram temas como oficina de beleza legal, gestão financeira para salão de beleza, como promover e divulgar para vender, inovação e consultoria da empresa.

“Quando acreditamos, as coisas acontecem. A trajetória de vocês não acaba aqui. Hoje é só o começo. Espero que os recursos que entregamos a vocês tragam empoderamento. O Sebrae deseja que façam uma gestão profissional do negócio de vocês”, afirmou a Coordenadora Estadual de Beleza e Estética do Sebrae-SP, Maísa Blumenfeld Deorato.

Coordenadora do Grupo de Trabalho de Diversidade, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Jorgete Lemos acentuou que o embelezamento externo depende do interior de cada um. “Que esse projeto, voltado para a beleza, desperte o valor que há dentro de cada um de nós. Que vocês possam propagar beleza”, disse.

Já para o presidente do Instituto ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), Cláudio Viggiani, falou da satisfação em ver o auditório lotado de alunos que chegaram ao final de mais uma jornada. “O curso teve frequência, adesão, envolvimento e aproveitamento excepcionais, o que reforça a tese de que é só oferecer uma oportunidade para que ela seja aproveitada”, afirmou.

O presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Ivan Lima, ressaltou que as pessoas só precisam de uma oportunidade para trilhar o caminho do sucesso. “Sonho que se sonha junto é realidade”, citou.

Sobre o curso

Conectado com a Agenda 2030 da ONU, o projeto-piloto Beleza Negra atende a uma das metas globais dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que pretende progressivamente alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional.

A iniciativa também se insere no contexto da “Década Internacional de Afrodescendentes entre 2015 e 2024”, proclamada pela Assembleia Geral da ONU. O período é uma oportunidade de destacar a importante contribuição dada pelos povos afrodescendentes para a sociedade e propor medidas concretas para promover a sua plena inclusão socioeconômica.