5º Fórum do Espaço de Leitura tem ônibus-teatro de graça

De 17 a 19 de maio, evento no Parque da Água Branca reúne professores, educadores e público em geral em uma programação especial

ter, 15/05/2018 - 15h17 | Do Portal do Governo

Sob o tema “Educação viva: Ações sociopolíticas entre escola, educação não formal e comunidade” , o 5º Fórum do Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado acontece de 17 a 19 de maio no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, voltado à educadores, professores e profissionais ligados à educação formal e não formal, além do público em geral.

Para esse último grupo, uma programação especial está prevista para acontecer durante o evento, que tem parceria com o Instituto CCR. Entre as atrações está o BUZUM, um teatro de bonecos que acontece dentro de um ônibus, com apresentações durante os três dias de evento.

O espetáculo Mamulengo é uma divertida e emocionante viagem à cultura popular brasileira, mais especificamente da cultura popular de Pernambuco, com referências aos blocos de Caboclinho, Maracatu, Cavalo Marinho e Frevo.

Além do ônibus-teatro, outras duas atrações estão programadas. No dia 17, às 11 horas, Kiara Terra promove uma contação de histórias para toda a plateia presente. E no encerramento do evento, no dia 19, às 16 horas, é a vez do Recital livre e Batalha de Poesias, comandado por Cristina Assunção e Emerson Alcalde.

Os interessados em participar devem apresentar três textos autorais, sem acompanhamento musical. Para realizar a inscrição na programação principal, os professores e educadores devem acessar o site www.espacodeleitura.com . São 100 vagas disponíveis por dia. Já as atividades paralelas voltadas para o público em geral são livres, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira a programação completa:

17 de maio, quinta-feira

10h – 10h30

Credenciamento

10h30

Abertura / Cerimonial

Palavras da Professora Lúcia França, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

11h

Contação de histórias (aberto ao público)

Com Kiara Terra

13h30 – 15h

Mesa de discussão

QUESTÕES IDENTITÁRIAS

Com Herbe de Souza, Iracema Nascimento e Marcos Felinto

Se por um lado há o discurso de que nós somos um povo único, fruto de um intenso processo de miscigenação e mestiçagem, de outro, vivenciamos em nossas relações cotidianas inúmeras práticas preconceituosas, discriminatórias e racistas em relação a alguns segmentos da população, como mulheres, indígenas, negros e comunidade LGBTQQ. Como a educação reflete e trabalha os conceitos de gênero, raça e etnia com o propósito de valorizar as múltiplas identidades?

15h – 16h30

Fórum QUESTÕES IDENTITÁRIAS

18 de maio, sexta-feira 

9h – 9h30

Credenciamento

9h30 – 11h

Mesa de discussão

GESTÃO E AUTOGESTÃO

Com Denise Perdigão, Osvaldo Souza e Tiago Almeida

Como promover – na teoria e na prática – uma educação cidadã, democrática, inclusiva, com qualidade e participação social e política de todos os seus atores e segmentos? Por meio de assembleias, rodas de conversa, encontros e outros formatos de interação, algumas experiências educativas vêm buscando caminhos de diálogo com o objetivo de fortalecer a construção coletiva de regras de convívio, prioridades do grupo e protagonismo de pessoas e grupos sociais.

11h – 12h30

Fórum GESTÃO E AUTOGESTÃO

14h – 15h30

Mesa de discussão

REDES: ESCOLA, COMUNIDADE, ESPAÇO PÚBLICO

Com Celso Sekiguchi, Hermes de Souza e Mara Gabriela Martin

Escola aberta, bairro escola e outras propostas de abertura da escola tem se constituído em mecanismos que favorecem a apropriação do espaço público pela comunidade escolar. Quais sentidos vêm sendo atribuídos a essas práticas nos diferentes contextos e realidades – de ações pontuais a políticas públicas? E de que maneira a construção dessas redes de diálogo, apoio e ação se tornam possibilidades de apropriação do espaço público pela comunidade?

15h30 – 17h

Fórum REDES: ESCOLA, COMUNIDADE, ESPAÇO PÚBLICO

19 de maio, sábado

9h – 9h30

Credenciamento

9h30 – 11h

Mesa de discussão

VULNERABILIDADES

Com Daniel Guimarães, Sandra Luzia de Souza Alencar e Vinicius Boim

Situações de vulnerabilidade estão presentes em diversos âmbitos nos espaços educativos. No caso de professores e funcionários, a precarização das relações de trabalho, formas instáveis de contratação, baixo investimento em formação e intensificação do trabalho são parte da realidade de adoecimento. Alunos e jovens também em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes carregam consigo experiências de agressão, preconceito. Famílias desestruturadas, mães solteiras e questões de ordem financeira e social. As redes de diálogo e apoio que se estruturam em torno dessas questões são importantes ferramentas de enfrentamento dessas realidades.      

11h – 12h30

Fórum VULNERABILIDADES

14h – 16h

OFICINAS

LEITURA AMPLIADA

Com educadores do Espaço de Leitura

O educativo propõe oficinas inspiradas nas atividades do Espaço de Leitura. As atividades sugeridas trabalham aspectos da escrita, da oralidade e da materialidade dos livros, e sugerem outras possibilidades e relações com as práticas didáticas e com a literatura.São elas:

Jogo da poesia

Com Mayra Oi

Onde será que a poesia mora? Existe algum segredo para descobri-la? Nessa oficina contaremos com algumas pistas que podem nos ajudar a se aproximar desse estado poético e ao mesmo tempo explorar as casinhas do Espaço de Leitura.

Livro-corpo: conversa e oficina de capas de livros

Com Taís Mathias

A partir de uma adaptação da brincadeira “o mestre mandou” e de uma conversa sobre as possíveis relações entre o nosso corpo e o livro iniciaremos a criação de capas de livros.

Apagamento de textos

Com Maiana Monteiro

De maneira livre e criativa, os participantes dessa oficina são convidados a apagar, por meio de rasuras, desenhos e colagens, partes de textos já existentes, construindo assim novas obras literárias e, ao mesmo tempo, visuais.

Oralidade

Com Rafael Ribeiro Lucio

Após as vivências propostas pelas mesas de diálogos do fórum, os educadores reunidos farão exercícios de oralidade e criação de narrativas com os contextos levantados nas trocas, utilizando o baralho de contação de histórias criado pelo Espaço de Leitura.

Micro contos

Com Martin Smit

A atividade parte da consideração das etapas da saga do herói proposta por Joseph Campbell e propõe a elaboração de micro contos escritos coletivamente como um exercício de escrita criativa. Alternando as etapas entre os participantes, é possível observar as diferenças de visão e interpretação dos leitores.

Livro dilema

Com Marcos Felinto

A oficina terá como foco a mediação de leitura de livros infantis que abordam temas delicados, que refletem o posicionamento político e social de autores e o engajamento de mediadores. Para este exercício de criação de estratégias para mediação, serão apresentados dois títulos que tratam de processos de invisibilização social.

16h – 17h30

SLAM (aberto ao público)

RECITAL LIVRE E BATALHA DE POESIAS

Com Cristina Assunção e Emerson Alcalde

Evento literário ao ar livre que tem como proposta reunir poetas e público para experienciar a palavra. Iniciamos com o Recital Livre e em seguida a Batalha de Poesias. Para competir é necessário trazer três textos autorais e sem acompanhamento musical.

PROGRAMAÇÃO PARALELA PARA AS CRIANÇAS – ABERTO AO PÚBLICO

Ônibus Buzum – Instituto CCR

Teatro de Bonecos realizado dentro de um ônibus. O espetáculo Mamulengo é uma divertida e emocionante viagem à cultura popular brasileira, mais especificamente da cultura popular de Pernambuco, com referências aos blocos de Caboclinho, Maracatu, Cavalo Marinho e Frevo. A faixa etária indicada é de 3 a 11 anos. Duração do espetáculo: 20 minutos. Capacidade por sessão: 45 lugares.

Apresentações

17 de maio, quinta-feira

12h, 14h, 15h e 16h

18 de maio, sexta-feira

10h, 11h, 14h, 15h e 16h

19 de maio, sábado

10h, 11h, 14h, 15h e 16h