Cinco passeios a menos de 200 km de São Paulo

Confira as dicas de viagens a cidades não muito distantes da capital paulista, com diversão garantida

sáb, 28/01/2017 - 8h32 | Do Portal do Governo

Para quem gosta de dar uma escapada da cidade mas não quer encarar longas viagens, selecionamos cinco cidades paulistas localizadas a menos de 200 quilômetros de São Paulo. Confira os destinos e escolha o que mais te agrada, a diversão é garantida para os mais variados gostos.

Aparecida
Localizada a 170 quilômetros de São Paulo, a cidade de Aparecida é conhecida mundialmente graças a religiosidade do entorno. A cidade abriga a Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, que recebe todos os anos romeiros de locais distantes – uns caminham longas distâncias como sacrifício das graças alcançadas. A região mudou drasticamente após o ano de 1717, quando dois pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, enquanto pescavam no Rio Paraíba.

Santos
A cidade mais famosa do litoral paulista fica bem perto, somente 55 quilômetros separam o município da capital. Santos desperta o interesse do visitante tanto pelo centro histórico como pela orla, distribuída em seis canais. Além do agradável banho de mar, ainda conta com diferentes atrações longe da areia. Uma delas é a visita ao Museu do Café, que reconta a história desta iguaria ao longo dos anos.

Com saídas da Estação do Valongo, o passeio de bonde também garante uma experiência singular em uma viagem de 5 quilômetros. A bordo, o turista tem, de fato, a sensação de estar fazendo uma verdadeira viagem ao passado.

Socorro
O município de Socorro conserva a beleza de muitas de suas antigas construções. Aliás, história é o que não falta, a começar pelo nome que é uma homenagem à padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Pelas ruas, casarões do fim do século 19 e início do século 20 se misturam com construções modernas. Um exemplo é o Palácio das Águias, construído em 1936 em tijolos de alvenaria, é uma réplica do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, e chegou a abrigar o Paço Municipal.

Os banhos de cachoeiras também são excelentes, em especiais nas quedas d’água do Rancho Alegre, do Saltinho ou do Camanducaia. A cachoeira do Monjolinho abriga em seu entorno importantes parques de turismo e de esportes de aventuras.

Serra Negra
O ecoturismo, estrutura hoteleira de qualidade, espaços para banhos medicinais e a variedade de malhas têm colocado a estância hidromineral de Serra Negra na lista das cidades mais visitadas do Estado de São Paulo. Localizada a 150 quilômetros da capital paulista, ela fica bem no pé da Serra da Mantiqueira e oferece clima agradável.

Os visitantes apaixonados pelo turismo ecológico também têm muito o que explorar. Desde um passeio a cavalo para observar as belezas das montanhas, pesca pelos rios e lagos ou praticar trekking (caminhada em trilha) ou birdwatching (observação de pássaros) em viveiros.

Águas de Lindoia
Fica a exatos 188 quilômetros de São Paulo e ganhou fama como “capital termal do Brasil”. Ideal para os turistas que buscam um refúgio aconchegante, a cidade Águas de Lindoia conta com montanhas, clima agradável, além, é claro, de um dos lençóis de maior abundância de água mineral do mundo. Aliás, foi essa imensidão de água pura que atraiu os tropeiros que passavam pela região em busca de ouro. Os viajantes perceberam que as feridas dos cavalos melhoravam à medida que eles se banhavam.