10EPM sedia encontro da Rede de Educadores de Museus de SP

Reunião acontece no próximo dia 19 de julho, das 18h às 20h, no Memorial da América Latina, na capital paulista

qui, 12/07/2018 - 11h23 | Do Portal do Governo

“Redes de práticas | Práticas em rede” é o tema da reunião da Rede de Educadores de Museus do Estado de São Paulo (REM-SP), no próximo dia 19 de julho, das 18h às 20h. A ação marca o segundo dia de atividades do 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM).

O evento, um dos principais da museologia brasileira, acontece de 18 a 20 de julho no Memorial da América Latina, em São Paulo, com realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), e ACAM Portinari.

A reunião é composta por três mesas redondas, com participação de representantes da Secretaria da Cultura do Estado, SISEM-SP, ACAM Portinari, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Rede Internacional de Educação Patrimonial (Riep) – além de integrantes da própria REM-SP.

Na primeira delas, será apresentada a publicação digital “Rede de Redes – Diálogos e Perspectivas das Redes de Educadores de Museus no Brasil”, com um resumo e debate sobre o conteúdo da obra. Participam Lilian Amaral, da REM-SP; a diretora executiva da ACAM Portinari, Angelica Fabbri; e o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Em seguida, serão divulgados detalhes da publicação “Patrimônios Possíveis – Arte, Rede e Narrativas da Memória em Contexto Ibero-americano Contemporâneo”, parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Rede Internacional de Educação Patrimonial – Instituto de Patrimônio Cultural da Espanha. A apresentação, mais uma vez, é de Lilian Amaral e Davidson Kaseker.

Ao fim, ocorre a mesa “Aplicabilidade da Política Nacional de Educação Museal”, baseada no lançamento do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). Serão discutidos exemplos de ações premiadas em educação museal que representam conteúdos indicados pela PNEM e já concretizados no Brasil e no mundo.

Participam Luciana Martins, coordenadora da seção brasileira do Comitê para Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus (CECA/BR-ICOM) e consultora do Ibram para a PNEM; Fernanda Castro, integrante do Comitê Gestor da REM-RJ e da PNEM; e Rafaela Gueiros, do Conselho Gestor da Rede de Educadores em Museus e Instituições Culturais do Distrito Federal (REMIC-DF) e coordenadora de Produção e Análise de Informação CPAI – Ibram.

“O 10EPM reunirá profissionais de diversas regiões paulistas e também de outros Estados. Por isso, é um espaço propício ao intercâmbio de práticas e ideias. O encontro da REM-SP, certamente, contribuirá com esta troca, renovando maneiras de pensar, fazer e agir”, argumenta Kaseker.