10 de maio é o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus

Saiba o que é, qual o tratamento e o que observar sobre essa doença autoimune que afeta pessoas geneticamente predispostas

qua, 10/05/2017 - 9h02 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Alguns dos sintomas do Lupus, dos quais os mais comuns são as manchas vermelhas e problemas nas articulações

Nesta quarta-feira (10) é celebrado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, uma doença inflamatória, autoimune, que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

De acordo com o médico Luiz Carlos Torres, do Hospital de Heliópolis, o Lúpus é caracterizado por um desequilíbrio no sistema de defesa do organismo de algumas pessoas geneticamente predispostas à doença, por terem outra pessoa na família que tenha algum tipo de doença autoimune como o Lúpus ou disfunção da tireoide.

Esse desiquilíbrio é caracterizado pela produção de anticorpos que, em vez de proteger, passam a atacar o próprio organismo da pessoa. O Lúpus não é hereditário, mas uma doença que tem um componente genético. Sua ocorrência é mais frequente entre as pessoas da mesma família. Porém, isso não significa que uma mãe que tenha a doença vá gerar necessariamente um filho com Lúpus.

Na rede pública hospitalar de São Paulo, em média, duas pessoas por dia são internadas com o diagnóstico de Lúpus, uma doença crônica. No entanto, as pessoas acometidas pelo mal podem viver normalmente, se cumprirem corretamente o tratamento, à base de medicamentos apropriados.

A maior incidência de Lúpus ocorre em pessoas entre 25 e 50 anos, a maioria mulheres. A explicação pode estar no hormônio feminino chamado estrogêneo, que funciona como fator desencadeante.

Sintomas e tratamento
De acordo com o médico Eduardo Borba, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Lúpus pode afetar qualquer um dos órgãos do corpo, com maior incidência sobre quadros cutâneos ou articulares.

Em algumas pessoas, os sintomas se manifestam por inflamações na pele, com manchas vermelhas, em geral no rosto, ou inflamação nos quadros articulares, que provocam dores e dificuldades de movimento semelhantes a artrose ou reumatismo. Embora esses sejam os mais comuns, os pacientes podem apresentar outros sintomas, dependendo do órgão afetado.

O tratamento é feito por especialistas, como dermatologistas e reumatologistas, com base em medicamentos, que são administrados para que o paciente possa ter uma vida normal. Em geral, a dosagem é utilizada nos momentos em que os sintomas se manifestam. O controle do medicamento é extremamente importante para que os remédios não apresentem efeitos colaterais e para que a dosagem seja adequada e utilizada no menor espaço de tempo possível.

Exposição solar
As pessoas com problemas de pele devem evitar exposição à luz ultravioleta do sol e usar constantemente protetores solares com fator de proteção acima de 30. A exposição ao sol é um agravante da doença que, segundo Eduardo Borba, piora não só as lesões cutâneas mas todo o quadro inflamatório.

As demais pessoas podem ter uma vida normal, dependendo do problema que apresenta: por exemplo, se for de origem renal, deverá controlar o uso do sal. No geral, a vida do paciente é normal, do ponto de vista do convívio social, gestação etc.

Clique aqui para saber mais.