Parcerias garantem a oferta de capacitações e diversos cursos em São Pedro

Casa da Agricultura de São Pedro faz parcerias visando a realização de atividades voltadas a olericultura e bovinocultura de leite

sex, 15/02/2019 - 10h00 | Do Portal do Governo

Para o fortalecimento da olericultura no município de São Pedro, foi realizada em janeiro uma reunião entre o técnico da Casa da Agricultura e profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do Sindicato Rural de Charqueada. “A reunião teve o objetivo de reforçar a continuidade da parceria que ocorre desde 2016 e que tem proporcionado oferecer diversas atividades aos produtores rurais de São Pedro”, conta Leandro Biral, engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura.

Para 2019, foi estabelecido dar início a dois cursos de mais longa duração, um sobre “Olericultura Orgânica” e outro específico sobre “Produção de Tomate Orgânico”. Esses cursos foram inclusos no Projeto Regional de Olericultura, em planejamento da CATI Regional Piracicaba. “Para ambos já foi realizada uma reunião de mobilização, na qual definimos um cronograma, o local de realização e a seleção dos participantes”, conta Biral. O curso de “Olericultura Orgânica” será realizado com o apoio do Sítio Recanto do Jatobá e o de “Produção de Tomate Orgânico”, da Chácara da Figueira.

É o quarto ano que a Casa da Agricultura e o Senar oferecem o curso de “Olericultura Orgânica” e o segundo ano da oferta do curso sobre “Produção de Tomate Orgânico”. Este ano foi verificado um aumento expressivo na procura pelos cursos, mostrando que tem sido positiva a estratégia de união das políticas públicas voltadas ao setor. Outra cadeia que será trabalhada ao longo de 2019 será a da bovinocultura de leite, para a qual destacam-se as parcerias com a Cooperativa de Produtores Agropecuários de São Pedro (Coopamsp) e com os pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), explicou o engenheiro agrônomo Mauricio Perissinotto, técnico responsável pelo Projeto CATI Olericultura em São Pedro.

“Espera-se que, com essas parcerias e continuidades das políticas públicas, São Pedro continue se destacando regionalmente como um polo de tecnologia voltada ao homem do campo”, finalizou Biral. Os interessados devem procurar a Casa da Agricultura de São Pedro, localizada na Rua Malaquias Guerra, n.º 900, ou pelo telefone (19) 3481-1151 e/ou e.mail ca.saopedro@cati.sp.gov.br.