Governo do Estado realiza Operação Inverno em São Paulo

Força-tarefa atende moradores em situação de rua que sofrem com o frio. Ação continuará nesta noite nas ruas da capital

sáb, 06/07/2019 - 22h28 | Do Portal do Governo

Com a queda da temperatura e frio intenso nos últimos dias na capital paulista, o Governo do Estado organizou uma força tarefa para a distribuição de cobertores, colchões, roupas e água para os moradores de rua que sofrem com o frio. O trabalho é realizado pelas equipes da Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundo Social.

A ação vai continuar nesta noite de domingo (7) com a distribuição de agasalhos e cobertores em quatro regiões da capital: Central, Jabaquara, Bresser e Zona Norte. A operação será realizada pelas equipes da Defesa Civil, Cruz Vermelha, Policia Militar, Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundo Social.

Na madrugada de sábado para domingo, uma equipe do Fundo Social São Paulo (Fussp), distribuiu os materiais nos 20 Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) da Prefeitura de São Paulo. No total, serão mais de 5 mil peças oferecidas e que já foram arrecadadas na Campanha do Agasalho 2019.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a a Polícia Militar, Fundo Social, Defesa Civil e voluntários, também distribuiu, na última madrugada, cobertores e roupas para moradores em situação rua da região da Avenida Paulista. A pasta também realiza um trabalho em parceria com as prefeituras do interior paulista para a distribuição dos agasalhos arrecadados pela Campanha do Agasalho.

Além das ações citadas acima, todas as unidades da Polícia Militar de São Paulo estão orientadas a, se necessário, conduzir as pessoas que estiverem em vulnerabilidade, por consequências do frio, aos abrigos públicos para acolhimento.

A cada três horas, todas as viaturas da Polícia Militar receberão um alerta para que os policiais fiquem atentos a moradores de rua que estejam em situações críticas relacionadas ao frio.

As equipes da Defesa Civil de São Paulo também passaram a madrugada abordando moradores em situação de rua na capital paulista e continuam de prontidão para contribuir com a Prefeitura de São Paulo nas ações necessárias.