SP lança nova fase da campanha de combate à violência contra a mulher

Objetivo do Governo do Estado é mobilizar toda a sociedade na prevenção, denúncia e punição a agressores

sex, 06/09/2019 - 13h10 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo lançou nesta sexta-feira (6) a segunda fase da campanha publicitária de combate à violência contra a mulher. Em mensagem direta para os agressores, o novo vídeo mostra mulheres pedindo apoio da sociedade civil para que esses crimes sejam denunciados e também elenca a ampliação de ações do Poder Público para combate ao feminicídio e à violência doméstica.

O Governador João Doria fez o lançamento da nova etapa durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. “O filme alerta, previne e sensibiliza a sociedade. A mulher não deve se deixar ameaçar ou ser agredida, sobretudo dentro de casa”, afirmou. “O filme foi criado para mostrar quer a mulher não deve se submeter a ameaças e que ela deve denunciar”, acrescentou Doria.

A personagem do vídeo diz: “Você se acha muito macho, né? Por ameaçar, humilhar, por bater em mulher”. E responde: “Mas é covarde. Nós estamos de olho. Nós vamos te denunciar e você vai ser preso”. O objetivo é mobilizar toda a sociedade na prevenção e punição desses crimes, inclusive com denúncias de agressores à polícia e à Justiça. O vídeo de 30 segundos será veiculado durante 15 dias em TVs e portais. Haverá versões para rádios, revistas e o metrô paulista. A campanha publicitária foi desenvolvida pela agência TBWA\Lew Lara, com coordenação da Secretaria de Comunicação.

O site da campanha também traz mais informações sobre iniciativa e os endereços das Delegacias de Defesa da Mulher 24 horas no Estado: http://saopaulo.sp.gov.br/feminicidionao/. A primeira fase da campanha foi lançada em junho, com um vídeo sobre feminicídio: https://www.youtube.com/watch?v=So8iqN_aWbw.

Desde janeiro, a Secretaria da Segurança Pública ampliou de uma para 10 as delegacias de Defesa da Mulher 24 horas em todo o Estado. Outras 30 unidades também terão atendimento ininterrupto até 2022. Das 133 DDMs de todo o Estado, 16 ficam na Grande São Paulo e 108 estão no interior e litoral. Todas seguem o Protocolo Único de Atendimento, de forma a padronizar e humanizar o tratamento a mulheres vítimas de violência.

Além disso, o Governo de São Paulo implementou o SOS Mulher, aplicativo que prioriza o atendimento às pessoas com medidas protetivas, deslocando as equipes policiais mais próximas do local da ocorrência. “Já temos 11,4 mil downloads e 321 mulheres em São Paulo já estão sob o sistema protetivo. Em 15 minutos, no limite, uma autoridade policial estará ao lado dessa mulher que estiver sendo ameaçada”, declarou o Governador.

Fundo Social
No mês passado, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) lançou o site com informações sobre saúde e independência financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ele traz orientações para que as mulheres saibam reconhecer, evitar e combater as principais formas de violência listadas na Lei Maria da Penha: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. A plataforma apresenta também todos serviços gratuitos para as mulheres disponíveis pelo Governo do Estado.