Univesp oferece mais de 55 mil vagas e chega a 290 municípios do Estado de SP

Evento celebrou convênio do Governo com 230 prefeituras, lançamento do Selo Parceiro Univesp e atual modelo pedagógico

ter, 03/07/2018 - 19h23 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), única pública 100% a distância do Brasil, assinou convênio com 230 municípios que implantaram novos polos em 2018 (143 no 1º semestre e 87 no 2º semestre). Com essa nova expansão, em 12 meses a universidade ofereceu mais de 55 mil vagas em três vestibulares e passou de 45 para 330 pontos com presença em 290 cidades, mais de 44% do território paulista. O evento de assinatura aconteceu nesta terça-feira, 3/7, no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Márcio França, da presidente da Univesp, Fernanda Gouveia e de outras autoridades. A cerimônia contou ainda com a entrega do Selo Parceiro Univesp e apresentação do atual modelo pedagógico.

De acordo com o governador, a ampliação das vagas da Univesp representa o seu conceito de gerar oportunidade para milhares de jovens que saem do Ensino Médio, muitas vezes, sem perspectivas, cursarem graduação gratuitamente, no padrão das melhores universidades do país. “A expansão garante a inclusão e a universalização do ensino superior no Estado. Em meses, saltamos de 3 mil alunos para mais de 55 mil vagas ofertadas”, ressalta França.

Na Univesp, o aluno aprende de forma ativa em momentos on-line como em encontros presenciais, nos polos. O conteúdo dos cursos é disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line, na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com mediadores. Os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços da secretaria acadêmica, assim como esclarecimentos sobre o AVA. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv

 

 

Supervisores e mediadores – Novo modelo pedagógico

Em junho de 2018, a universidade deu início à implantação do novo modelo pedagógico, com a abertura do processo de seleção para a contratação de 1.100 mediadores presenciais e 94 supervisores. De acordo com a presidente da universidade, a presença do mediador nos polos garante a excelência na qualidade de aprendizagem. “Além do apoio virtual e dos supervisores, teremos o profissional no polo para auxiliar os estudantes. Acredito que dessa forma, a assistência ao aluno é ainda mais eficaz e garante a interface com os municípios parceiros”, explica.

Os supervisores serão responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos cursos de graduação da Univesp. As atribuições serão realizadas em 40 horas semanais. O profissional acompanhará as atividades discentes virtuais conforme cronograma do curso, orientará os mediadores de ensino nas publicações nos fóruns e em diversas atividades, entre elas, nas iniciativas presenciais com os alunos, no plano de estágio e Projeto Integrador. Já o mediador presencial também deverá dispor de 40 horas semanais e realizar a interlocução e a comunicação dos conteúdos programáticos entre o autor da disciplina e os estudantes, acompanhar o desenvolvimento das atividades discentes presenciais e virtuais conforme cronograma, estabelecer contato permanente com os estudantes por meio da plataforma AVA e orientar grupos de forma presencial e online, no desenvolvimento de atividades acadêmicas avaliativas.

 

Selo Parceiro Univesp

O certificado é concedido às prefeituras, universidades, empresas e entidades que atuam em conjunto com a instituição para oferecer educação superior a distância de qualidade. O certificado comprova ações implementadas em parcerias ou por meio de convênios.

 

Vestibular 2º Semestre de 2018

A Univesp realizou de 25/05 a 19/06 o vestibular com 38 mil inscritos, que disputam 21.650 vagas para Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública, em parceria com o Centro Paula Souza.  A prova acontecerá no dia 08/07 em mais de 120 polos do Estado. O gabarito será divulgado em 10/07 e as matrículas deverão ser realizadas entre os dias 01 e 03 do agosto, nos próprios polos escolhidos pelos candidatos. O início das aulas deverá ocorrer em 13/08.

 

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp. Com o objetivo da universalização do ensino superior, em 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão. De 3 mil alunos passou para 35 mil estudantes no primeiro semestre de 2018. Com o novo vestibular (2º semestre de 2018), a Univesp já ofereceu mais de 55 mil vagas, distribuídas em 330 polos do Estado, para os cursos de Engenharia de Produção, de Computação, Licenciaturas de Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia e o de Tecnologia em Gestão Pública.

– Fotos do evento estão disponíveis nos links: https://www.flickr.com/photos/governosp/ e https://www.flickr.com/photos/governosp/