Trens da CPTM terão intervalos maiores no fim de semana para viabilizar obras

Linha 9-Esmeralda terá operação parcial no domingo; confira a programação completa e planeje sua viagem

sex, 18/10/2019 - 16h17 | Do Portal do Governo

Neste fim de semana, dias 19 e 20 de outubro, algumas linhas da CPTM vão operar com intervalos maiores entre os trens por contas de obras de modernização e manutenção. A Linha 11-Coral terá operação normal e a 13-Jade não ofertará o Expresso Aeroporto no domingo.

A Linha 9-Esmeralda voltará a sofrer intervenções em razão das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. Na noite de sábado haverá aumento no intervalo médio entre os trens, e durante toda a operação comercial do domingo não haverá circulação de trens entre Santo Amaro e Berrini. Ônibus gratuitos do sistema Paese serão disponibilizados para atender o trecho afetado.

Confira a programação e planeje a sua viagem:

Sábado, 19 de outubro

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Das 22h até o final da operação comercial, acontecerão serviços na via entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Devido às obras da Linha 17-Ouro do Metrô nas proximidades da Estação Morumbi, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo, 20 de outubro

Extensão Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)
Das 4h e 19h, haverá intervenções na via e no sistema de energia entre as estações Várzea Paulista e Jundiaí. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Durante toda a operação comercial, os trens não irão circular entre as estações Santo Amaro e Berrini por conta das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. O sistema Paese, com ônibus gratuitos, atenderá o trecho interrompido. Além disso, haverá obras de modernização de via e do sistema de energia entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú. Por esse motivo, o intervalo médio entre os trens será de 12 minutos entre Santo Amaro e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Das 8h30 às 18h, os serviços na via serão executados entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio entre os trens será de 12 minutos de Brás a Mauá e de 24 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Durante toda a operação comercial, os trabalhos estarão concentrados na via entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Desafio

Executar as obras de modernização e de manutenção, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio para a CPTM. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. Estas atividades permitem uma melhor qualidade do serviço oferecido aos três milhões de passageiros que utilizam as sete linhas da companhia nos dias úteis.

As equipes da CPTM manterão avisos ao público constantes nos trens e estações sobre os serviços durante o final de semana. Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121. Também é possível saber a situação das linhas no site e pelo app da companhia.

Da CPTM