Transportes Metropolitanos fazem ação de conscientização para a saúde bucal

Objetivo é orientar passageiros e direcionar tratamento

qui, 24/10/2019 - 18h47 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (25), data em que se comemora o Dia Nacional da Saúde Bucal, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos – CPTM, EMTU e Metrô – fazem ações para conscientizar os passageiros e também oferecem serviços gratuitos. De acordo com o Ministério da Saúde, uma boa higienização da boca diminui os riscos de desenvolvimento de inúmeros problemas, como cáries e até câncer. Vale lembrar que muitas doenças bucais estão relacionadas aos maus hábitos alimentares e ao fumo. Quando se fala de saúde, de maneira geral, diagnóstico precoce, tratamento e controle da doença são sempre importantes e não é diferente com a saúde bucal.

CPTM

Quem passar pela Estação Mogi das Cruzes, na Linha 11-Coral da CPTM, vai encontrar o programa “Busca Ativa de Lesões Bucais” e poderá fazer exames gratuitos, das 8h às 11h. A ação também ocorrerá na próxima segunda-feira (28), das 19h às 21h. Rápido e indolor, o exame é realizado pelos alunos de Odontologia da Universidade de Brás Cubas (UBC) e supervisionado pelo professor coordenador do curso. Se for identificada lesão bucal, o paciente será encaminhado para o tratamento na UBC ou no Centro de Especialidades de Ferraz de Vasconcelos. Banners informativos também estarão expostos para orientar e ilustrar a importância dos cuidados necessários com a saúde bucal.

Metrô

O Metrô, em parceria com o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, promove ações de orientação aos passageiros da Estação Sé, na Linha 3-Vermelha, entre 11h e 14h. Quem passar por lá vai receber informações sobre a importância da saúde bucal, sobre a higienização correta dos dentes e também sobre o uso de prótese dental.

EMTU

Uma equipe do IPGG vai fazer a mesma ação educativa no Terminal Jabaquara da EMTU, das 11h às 14h. Oportunidade para aprender a cuidar corretamente da boca.

Serviço

CPTM – Estação Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral)
Datas e horários: Sexta-feira (25/10), das 8h às 11h / Segunda-feira (28/10), das 19h às 21h

Metrô – Estação Sé (Linha 3-Vermelha)
Data e horário: Sexta-feira (25/10), das 11h às 14h

EMTU – Terminal Metropolitano Jabaquara (Rua Nelson Fernandes, s/nº)
Data e horário: Sexta-feira (25/10), das 11h às 14h

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
imprensastm@sp.gov.br
(11) 3291-2930 / 2149