Terminal São Mateus tem Campanha de Vacinação contra a Pólio

Vacinação acontece neste sábado, 16, das 9h às 16h, na passarela superior do terminal

sex, 15/06/2012 - 9h08 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 16 de junho, das 9h às 16h, acontece no Terminal Metropolitano São Mateus a 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite de 2012. A vacinação será na passarela superior do terminal e as doses serão aplicadas pela equipe da Unidade Básica de Saúde Cidade Satélite Santa Bárbara.

Esta é mais uma parceria entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria Regional de Saúde Leste.

A doença

A poliomielite, ou paralisia infantil, atinge principalmente crianças de até cinco anos. Trata-se de uma doença causada por vírus. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar sequelas permanentes. Ela se caracteriza pela paralisia, apresentada principalmente nos membros inferiores. A prevenção é feita por meio da vacinação, que garante proteção pela vida toda. A vacina é aplicada oralmente, em três doses, tomadas com intervalos de pelo menos 30 dias entre elas.

A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro, nas grandes cidades do mundo, favorece a disseminação desse vírus. Assim, ele pode voltar a locais onde a doença já havia sido erradicada. No Brasil, não são registrados casos da doença há mais de 20 anos. Por esta razão é que as campanhas de vacinação em massa são tão importantes.

O Terminal Metropolitano de São Mateus fica na Av. Adélia Chohfi, nº 100, Jardim Vera Cruz, na capital. Mais informações pelo telefone (11) 2919-5857.

Da EMTU/SP