Terminais Jabaquara e São Bernardo têm campanha contra Hepatite C

Em outros dois terminais da EMTU/SP, mais de 2 mil pessoas fizeram o teste e receberam informações sobre a doença

sáb, 19/05/2012 - 20h03 | Do Portal do Governo

Agora é a vez dos usuários dos Terminais Metropolitanos São Bernardo do Campo e Jabaquara participarem do mês de conscientização das Hepatites, campanha promovida pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) em parceria com a Roche Brasil e apoio da Concessionária Metra.

De 21 a 25 de maio, profissionais de saúde estarão nos terminais para fazer testes rápidos em pessoas entre 40 e 59 anos e distribuir material informativo, ajudando aqueles que apresentarem o vírus a combater a doença na sua fase inicial e assim ter mais chances de cura. Os usuários poderão fazer o teste das 10h às 19h.

Entre os dias 14 e 17 de maio, a campanha aconteceu nos Terminais São Mateus e Santo André e mais de 2 mil pessoas tiveram a chance de participar do evento e conhecer a doença. A ação faz parte do mês de conscientização das Hepatites e das comemorações do Dia Nacional de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no terceiro domingo de maio.

Doença silenciosa

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 3 milhões de pessoas possuem Hepatite C no Brasil, mas a maioria desconhece. A doença já é a maior responsável por casos de cirrose e transplante hepático no mundo. Os sintomas aparecem somente 20 anos após o contágio.

Com os avanços tecnológicos na medicina, hoje a Hepatite C tem cura e quanto mais rápido o paciente for diagnosticado maiores as chances de bons resultados contra a doença. O teste rápido é uma forma de ajudar aqueles que desconhecem serem portadores do HCV (o vírus da Hepatite C). O resultado é obtido em cinco minutos e se der positivo, a pessoa será encaminhada para um médico especialista.

Serviço

Evento: Campanha contra a Hepatite C
Data: 21 a 25 de maio de 2012
Horário: 10h às 19h
Local 1: Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo – Rua Domingo Ballotin, s/nº – Centro – São Bernardo do Campo/SP
Local 2: Terminal Metropolitano Jabaquara – Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira (entre a Rua dos Comerciários e a Rua Nelson Fernandes) – Jabaquara – São Paulo/SP

Da EMTU/SP