Tabagismo é tema de videoconferência do Iamspe

Internautas podem encaminhar perguntas durante a transmissão ao vivo, no dia 6 de junho

qui, 30/05/2013 - 18h41 | Do Portal do Governo

“Tabagismo: apague essa ideia” é o tema da próxima videoconferência que o Programa Prevenir do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) transmitirá online no dia 6 de junho, das 10h às 11h.

A videoconferência terá a participação da médica pneumologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões são mulheres), seja fumante.

Pesquisas realizadas em 2012 comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o hábito de fumar.

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia, segundo dados da OMS.

A nicotina vicia exatamente por alterar o funcionamento cerebral, já que o cérebro exige quantidades cada vez maiores da droga, e isso explica porque as pessoas fumam compulsivamente.

Na verdade, após sete segundos de um único trago em um cigarro, o cérebro de um fumante “acalma-se” ou tem a suposta sensação de prazer para conseguir mais e mais nicotina. Assim funciona o vício.

“É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia”, explica Maria Vera.

Aberta ao público, a videoconferência é transmitida ao vivo pelo endereço: http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/iamspe.

O sistema usa a Tec-Reg (Tecnologia para a Rede de Escolas do Governo), idealizada pela Fundap/Secretaria de Gestão Pública para capacitar servidores estaduais à distância e compartilhar informações com o público externo.

Perguntas ao vivo poderão ser feitas pelo e-mail: fundap.vc@fundap.sp.gov.br.

Do Iamspe