SP quer vacinar 2,9 milhões de pessoas contra o sarampo

Vacinação estratégica na capital tem como público-alvo jovens de 15 a 29 anos, mais vulneráveis a infecções

seg, 10/06/2019 - 12h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo organizou uma campanha de vacinação contra o sarampo, que começa nesta segunda-feira (10), com a finalidade de imunizar 2,9 milhões de paulistanos. A medida foi definida com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de São Paulo, considerando que a capital é um grande ponto de chegada e saída de viajantes de todo o mundo.

A campanha ocorrerá até o dia 12 de julho, com um “Dia D” em 29 de junho. O público-alvo são jovens e adultos com idade entre 15 e 29 anos, faixa etária considerada mais vulnerável a infecções, tendo em vista a menor procura pela segunda dose da vacina.

“A Secretaria faz monitoramento epidemiológico ininterrupto no Estado quanto à circulação de todas as doenças. Com esta campanha, queremos vacinar e proteger a população, considerando a possibilidade da reintrodução do vírus, como já se verifica em outros locais do país”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e as doses estão disponíveis na rede estadual durante o ano todo, na rotina dos postos. O Programa Estadual de Vacinação prevê administração da tríplice viral aos 12 meses, e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

“A vacina é segura e feita com vírus vivo atenuado. Além dessa ação de imunização, todas as pessoas serão orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em eventual mal estar ou início de sintomas, que podem incluir febre, mal estar, manchas vermelhas na pele sem coceira, entre outros”, explica a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato.

Desde fevereiro, uma estratégia similar está em curso na cidade de Santos, outro ponto estratégico de entradas e saídas do país devido ao Porto, o maior da América Latina. A vacinação foi planejada devido à notificação de casos no navio de cruzeiro Seaview, da MSC, na costa brasileira. A campanha em curso na Baixada Santista visa a imunização de 91 mil jovens e adultos de 15 a 29 anos. Desse total, 63 mil pessoas foram vacinadas até o momento.

Na campanha de vacinação de 2018, o Estado de São Paulo ultrapassou a meta de vacinar 95% das crianças contra sarampo. Foram imunizadas mais de 2,1 milhão de pessoas na faixa de 1 a menores de 5 anos, o que corresponde a 97% do público-alvo. Na capital, a cobertura foi de 95,9% na campanha, e de 100% em Santos.

Diante de toda notificação de caso suspeito de sarampo, as Prefeituras realizam ações de bloqueio ampliado para contenção de eventuais surtos, com apoio técnico do Centro de Vigilância Epidemiológica estadual e com base em diretrizes do Ministério da Saúde.

Em 2019, até o momento, o Estado registra 51 casos confirmados de sarampo, com o mesmo vírus que circula na Europa e Índia, por exemplo. Em 2018, SP registrou três casos confirmados, sendo um importado da Ásia Ocidental e outros dois do Estado do Amazonas.

“A circulação endêmica da doença foi interrompida no Estado no ano 2000. Casos esporádicos ocorreram eventualmente desde então, relacionados à importação do vírus de várias regiões do mundo onde o controle da doença ainda não foi atingido”, explica a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula.

Da Secretaria da Saúde