SP inicia campanha de vacinação contra febre amarela

Vacinação acontece até 12 de julho; finalidade é aumentar a cobertura vacinal em todo o território paulista

seg, 10/06/2019 - 20h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta segunda-feira (10) uma campanha de vacinação contra febre amarela em todo o território paulista. A estratégia organizada pela pasta visa aumentar a cobertura vacinal, que atualmente é de 71,6% em SP.

No dia 29 de junho ocorrerá o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão também no sábado, das 8h às 17h.

“A imunização é a principal forma de proteger a população contra a febre amarela. Por isso, é imprescindível que todas as pessoas ainda não imunizadas aproveitem essa campanha e tomem a vacina”, alerta a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato.

Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído e transplantados. Não há indicação de imunização para grávidas, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (como por exemplo Lúpus e Artrite Reumatoide). Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico.

Todo o território já tem recomendação da vacinação contra a febre amarela, devido à circulação do vírus silvestre. Nos dois últimos anos (2017-2018), mais de 21 milhões de pessoas foram vacinadas contra febre amarela em SP, número três vezes maior que o total de doses aplicadas na década anterior – 7 milhões de pessoas foram imunizadas entre 2006 e 2016.

“Temos trabalhado intensamente, nos últimos três anos, para enfrentar a febre amarela no Estado, por meio de monitoramento dos corredores ecológicos, vigilância epidemiológica e vacinação. Realizamos campanha no último ano e ampliamos a recomendação da vacina para todo o território. Melhorar a cobertura vacinal é fundamental para a prevenção”, explica a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula.

Balanços

Em 2019, até 3 de junho, houve 66 casos autóctones de febre amarela silvestre confirmados no Estado e 12 deles evoluíram para óbitos (confira os locais na tabela abaixo). Do total de casos, 94% têm como local provável de infecção (LPI) municípios do Vale do Ribeira. Um caso foi registrado na região de Campinas, no município de Serra Negra e outros três casos na região de Sorocaba, nos municípios de Ribeira, Apiaí e Ribeirão Branco.

Com relação às epizootias (morte ou adoecimento de primatas não humanos), neste ano, 14 macacos tiveram confirmação da doença.

No ano de 2018, foram confirmados 504 casos autóctones em várias regiões do Estado; destes, 176 evoluíram para o óbito. Também foram registradas 261 epizootias.

Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

Local provável de infecção Casos Óbitos
Iporanga 19 3
Eldorado 15 5
Pariquera-açu 7
Cajati 5
Barra do Turvo 4
Cananeia 4 1
Jacupiranga 4
Registro 2
Apiaí 1
Juquiá 1
Ribeira 1 1
Serra Negra 1 1
Sete Barras 1 1
Ribeirão Branco 1
Total geral 66 12

Da Secretaria da Saúde