SP Escola de Teatro abre inscrições para novos cursos de extensão

Cursos são gratuitos e promovidos pelo Departamento de Extensão Cultural da Escola

qua, 07/08/2013 - 9h07 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, 7, dois cursos e uma oficina estão com inscrições abertas no Portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura. Todos são gratuitos e promovidos pelo Departamento de Extensão Cultural da Escola.

“Dança na cena III: musicais e teatro físico”, orientado por Lara Pinheiro, pretende levar à experimentação de modos de criação que instrumentalizem o bailarino/ator para a cena, principalmente voltada para espetáculos que utilizam outras linguagens na sua estrutura criativa, como musicais, espetáculos de teatro físico, espetáculos circenses, entre outros. Voltado a bailarinos e atores com interesse por musicais, teatro-físico, espetáculos circenses. As aulas vão de 2 de setembro a 30 de outubro, às segundas e quartas-feiras, das 10h às 13h, no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista.

Sob a orientação de André Cortez, “Introdução à cenografia” tem como objetivo trabalhar conceitos básicos relacionados à cenografia, objetivando ampliar a percepção do aluno sobre esse projeto. Voltado a estudantes de arquitetura, design e afins, que se interessem por Cenografia. Aulas de 17 de setembro a 14 de novembro, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Ateliê da SP Escola de Teatro (Rua Rego Freitas, 529 – Consolação).

Para ambos os cursos, as inscrições são online, até 21 de agosto.

Já a oficina “Levando o riso a sério” é uma parceria da SP Escola de Teatro com a Cia. dos Palhaços. Durante dois dias, 11 e 12 de setembro, das 18h às 22h, o orientador Rafael Barreiros, que interpreta o Palhaço Alípio e é um dos fundadores da Cia. dos Palhaços, vai conduzir seus alunos a experimentar, vivenciar e estudar a arte do palhaço/clown, a partir de jogos da espontaneidade, do improviso, da criatividade, do encontro com o seu ridículo, oferecendo-o ao outro, numa sincera relação de troca. Voltada a atores, bailarinos e interessados em artes cênicas em geral. As inscrições seguem até 19 de agosto e as aulas acontecerão na Sede Roosevelt da Escola.

Sobre os orientadores

Lara Pinheiro – Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, diretora, coreógrafa e bailarina. Dirigiu o Balé da Cidade de São Paulo de 2009 a 2013. Foi professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, coordenadora do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura. Estudou na Alemanha, na escola Folkwang Schule, e, no Brasil, balé clássico com Ismael Guiser, Yoko Okada e Neide Rossi. Estagiou na Milton Meyers Company, em Nova York, de 1990 a 1991. Em 1994, criou a Cia. Terceira Dança, com a qual realizou excursões pelo Brasil, EUA e Europa e recebeu diversos prêmios. Em 2000, criou o núcleo Dança Povera. Entre os diversos prêmios que recebeu, destacam-se o APCA 1995, o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia.

André Cortez – Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG em 1996, a cenografia é parte fundamental da sua trajetória desde 1998. Em Belo Horizonte, assinou seus primeiros trabalhos e conquistou os principais prêmios de cenografia da cidade. Em seguida, ingressou no curso de Cenografia do CPT, coordenado por Antunes Filho. Em São Paulo, iniciou parcerias com a cenógrafa e diretora Daniela Thomas, em teatro, óperas e exposições. Também trabalhou com outros diretores de São Paulo e do Rio de Janeiro. Recebeu o prêmio APCA e dois prêmios Shell de melhor cenografia nos anos de 2000 e de 2005. Participou da Exposição de Cenografia na Quadrienal de Praga em 2005 e 2007. Destaca-se, ainda, sua atuação na cenografia de exposições.

Rafael Barreiros – Estuda a Arte do Palhaço desde 2000. Idealizador e um dos fundadores da Cia. dos Palhaços, também é o coordenador pedagógico do grupo. Formado em Pedagogia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), estudou com vários mestres palhaços, como Ricardo Pucceti (Lume), Marcio Libar, João Artigos (Teatro de Anônimo), Pepe Nuñez (Pé de Vento Teatro), Leo Bassi, Ésio Magalhães (Barracão Teatro), Marcio Ballas, dentre outros.

Serviço

Inscrições: Cursos de Extensão Cultural 
Onde: http://spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2013/cursos.php
Grátis

Secretaria da Cultura
(11) 2627-8166 / 8164