Servidores públicos estaduais participam de Ciclo de Formação em Compras

Capacitação qualifica funcionários no processo de compras e visa redução de custos

ter, 22/05/2012 - 15h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo realiza, a partir desta semana, o primeiro curso do Ciclo de Formação em Compras Governamentais do Estado de São Paulo, em conjunto com a Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). São 4,8 mil vagas distribuídas em três cursos.

O ciclo é gratuito e tem como objetivo contribuir para que os servidores possam planejar, controlar e monitorar o processo de compras da melhor forma possível, como a aquisição de materiais, contratação de serviços, obras e contratos.

“Nosso objetivo é atender uma determinação do governador Geraldo Alckmin, otimizando a economia no momento da compra para que se possa investir ainda mais nos serviços à população”, explica o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia.

Nos dias 22 e 29 de maio, e nos dias 5, 12 e 19 de junho, mais de mil dirigentes, planejadores, solicitantes e executores públicos terão aulas semipresenciais sobre o tema “Por que e o que comprar?”. Esta primeira etapa trará aos participantes atividades de planejamento da formulação das demandas de compras, além dos princípios da administração pública e diversas formas de controle interno e externo, entre outros conteúdos.

Redução de custos

A ideia do curso veio da preocupação com o bom andamento da administração pública e com a atenção ao cidadão comum, já que comunidade também se beneficia por contar com funcionários mais capacitados e melhores condições de serviços.

Cada aula dura 6 horas, das 9h às 17h, e a carga horária total é de 36h (30h de videoconferência + 6h de ambiente virtual de aprendizagem). Haverá certificação de todos os participantes que cumprirem os critérios estabelecidos.

O ciclo é composto ainda pelo curso 2 “Como comprar?” (5 semanas, 36h) e pelo curso 3 “Como gerenciar a compra?” (3 semanas, 21h – 18h de videoconferência + 3h de ambiente virtual de aprendizagem), com datas a definir.

As aulas utilizam os ambientes de aprendizagem da TecReg (Tecnologia para Redes de Escolas do Estado de São Paulo); ferramenta tecnológica educacional que permite aos servidores públicos estaduais o acesso à capacitação profissional de qualidade.

O curso será ministrado em 32 polos, nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Franco da Rocha, Marília, Osasco, Pariquera-Açu, Piracicaba, Pirajuí, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté; algumas delas com mais de um polo.

O Ciclo de Compras integra o programa Melhoria do Gasto Público, instituído pelo Decreto nº 57.829, de 2 de março de 2012, e conta com o envolvimento de secretarias e instituições parceiras, como a Secretaria da Fazenda, do Planejamento, a Procuradoria Geral do Estado, o Centro de Estudos da PGE e a Corregedoria Geral da Administração.

Serviço

Ciclo de Compras – Curso 1: “Por que e o que comprar?”
Data: 22 e 29 de maio; 5, 12 e 19 de junho
Local: 32 polos por todo o Estado
Informações: (11) 3066-5459 / 5607 ou pelo e-mail ciclodecompras@fundap.sp.gov.br

Da Secretaria de Gestão Pública