Semana do Meio Ambiente terá eventos nos postos Poupatempo

Postos promovem uma série de eventos de 4 a 8 de junho

seg, 04/06/2018 - 14h49 | Do Portal do Governo

Os postos Poupatempo promovem uma série de eventos para marcar a Semana do Meio Ambiente, de 4 a 8 de junho. A coordenação dos eventos é da Prodesp, empresa responsável pela gestão do programa de serviços ao cidadão.

O Poupatempo Lapa, na zona Oeste de São Paulo, abre a semana com a reinauguração do seu jardim, recuperado em parceria com os alunos de jardinagem do SENAC. Até o fim do mês, o posto exibe a exposição de fotos ‘Aves de São Paulo’, do casal Clelgen Luiz Bonetti e Norma Vasconcelos Saldanha Marinho, médicos que se dedicam a fotografar aves em seu habitat natural, observando a natureza em inúmeras trilhas e viagens pelo Estado de São Paulo.

O Poupatempo Itaquera abre hoje a exposição ‘Identidade Central’, com fotos em preto e branco do centro de São Paulo de autoria do fotógrafo Tiago Queiroz, do Estadão. A exposição já foi exibida no Poupatempo Sé e Lapa e fica em Itaquera até o fim do mês.

No Poupatempo Ribeirão Preto, haverá palestras sobre reciclagem para funcionários e uma exposição de peças de madeira reaproveitada.

As unidades Campinas Shopping e Campinas Centro vão distribuir mudas de árvores e panfletos explicativos sobre Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Verde da Prefeitura. O Campinas Shopping também terá exposição e orientação sobre coleta e reciclagem de bituca de cigarro. A bituca é transformada em uma massa de celulose para confeccionar agendas e cadernos.

O Poupatempo Dracena terá exposição e mural sobre técnicas de reciclagem e atitudes sustentáveis, além de ponto de coletas de resíduos eletrônicos.

Em Catanduva, o Poupatempo também fará ações para promover a conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente. Haverá doação de mudas de árvores e distribuição de folhetos sobre programas de reciclagem.

O Poupatempo Bauru dará ênfase à preservação do rio Tietê, com exposição de banners, fotografias, amostras de água, além de maquete de uma recicladora de lixo.

Em Diadema, a Unidade Móvel da Sabesp ficará na parte externa do Poupatempo, atendendo os cidadãos que desejam parcelar contas atrasadas, reduzindo a demanda e o tempo de espera no posto.

Em Taubaté, o Poupatempo vai distribuir sementes de árvores e também fará o plantio simbólico de mudas de árvore no jardim em frente ao posto.

O Poupatempo São Bernardo do Campo vai expor uma maquete do sistema de saneamento básico e tratamento de água e esgoto da cidade. Serão distribuídos gibis educativos da Turma da Mônica sobre o Uso Racional de Água e o Tratamento de saneamento básico.

Em Jundiaí, o Poupatempo e a Associação Mata Ciliar promovem uma exposição de animais empalhados para chamar a atenção para a importância da preservação da fauna.

Na Prodesp, a Semana do Meio Ambiente será aberta com uma palestra sobre as iniciativas sustentáveis da empresa de processamento de dados do governo de São Paulo. Os biólogos Flávia Maia Costa, Leandro Javarini e Rafael Mironiuc Marte, da ONG Gaiola Aberta, farão palestra e uma caminhada para conscientização sobre a natureza na área verde da empresa. Também haverá palestras sobre a horta comunitária da CoopJovem, projeto social da empresa voltado para jovens carentes da região.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Iniciado em 1997, conta atualmente com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo. Em 2018, o Poupatempo foi eleito pelo quarto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br