Secretaria da Justiça realiza mutirão de paternidade em Marília

A expectativa é de que 520 famílias do município e de cidades da região sejam atendidas entre os dias 13 e 17 de agosto

seg, 13/08/2012 - 11h27 | Do Portal do Governo

A cidade de Marília recebe, entre os dias 13 e 17 de agosto, mutirão de coleta de sangue para a realização de exames de DNA. A ação será realizada pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. A expectativa é de que 520 famílias do município e de cidades da região sejam atendidas.

Serão recolhidas amostras de material genético exclusivamente de pessoas que tenham recebido intimação judicial para a realização do teste de paternidade, que é previamente agendado com os familiares envolvidos: mãe, filho e suposto pai. Todo material recolhido será analisado nos laboratórios do Instituto em São Paulo.

Os mutirões são organizados após um período de identificação das localidades em que há um maior acúmulo no número de exames que devem ser realizados. A iniciativa tem como objetivo garantir a rápida resolução dos casos de investigação da paternidade.

Para a realização do exame basta a retirada de uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas. O material segue, então, para análise laboratorial e o laudo é emitido dentro de um prazo de 30 a 180 dias. Para a solicitação do exame é preciso procurar um fórum ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Atualmente o IMESC conta com 11 polos regionais de atendimento, no interior e no litoral, localizados nas cidades de Américo Brasiliense, Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté e Marília.

Sobre o IMESC

O Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo é considerado um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. Anualmente, cerca de 35 mil laudos são expedidos. Desde sua inauguração, esteve voltado para o atendimento do público e realização de pesquisas científicas.

Dentre as demais atribuições do IMESC está a realização de perícias, exames de personalidade e de capacidade profissional. O Instituto promove ainda a formação e treinamento de pessoal especializado por meio da realização de cursos e congressos na área da Medicina Legal, da Medicina Social, da Medicina do Trabalho, da Criminologia, da Criminalística, da Identificação, da História da Medicina e da Ética Profissional.

Serviço

Mutirão DNA
Data: 13 a 17 de agosto de 2012
Horário: das 14h às 19h
Local: Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília – Rua Lorival Freire, 240 – Bairro Fragata C – Marília/SP

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania