Secretária Célia Parnes entrega Selo Amigo do Idoso para quatro municípios

Objetivo da premiação é incentivar a implantação de ações que promovam o envelhecimento saudável

sex, 29/03/2019 - 17h18 | Do Portal do Governo

A Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, entregou nesta sexta-feira (29) o Selo Município Amigo do Idoso, que faz parte do programa São Paulo Amigo do Idoso. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, na capital. Participaram do evento os Secretários Estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Foram contemplados 4 municípios: Juquiá, Mauá e Pariquera-Açu receberam o Selo Inicial. E Guaratinguetá ganhou o Selo Intermediário.

O Selo Município Amigo do Idoso foi criado com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações e programas voltados ao bem estar das pessoas idosas. Para conquistar o selo é necessário cumprir metas obrigatórias, como instituir o Conselho Municipal do Idoso; elaborar ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos; atualizar o cadastro de idosos no CadÚnico; criar o Fundo Municipal do Idoso, entre outros critérios.

Um total de 641 municípios já assinou o termo de adesão ao programa, comprometendo-se a realizar as ações previstas para os Selos Inicial, Intermediário e Pleno. Atualmente, 270 municípios paulistas têm o Selo Inicial, 6 conquistaram o Selo Intermediário e 2 possuem o Selo Pleno.

“O Selo Município Amigo do Idoso é uma iniciativa do Governo do Estado para incentivar os municípios a desenvolverem programas e ações que promovam o acolhimento, a inclusão e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais”, destacou a secretária Célia Parnes.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo
(11) 2763-8323 / (11) 2763-8131
socialsaopaulo@sp.gov.br