Saúde usa peça de teatro no escuro para incentivar doação de córneas

Público poderá tirar dúvidas, receber orientações sobre doação de órgãos e tecidos e fazer o “cartão do doador” antes e depois de espetáculo teatral

sex, 09/08/2013 - 17h33 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de incentivar a doação de córneas no Estado de São Paulo, a Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba, promove nesta sexta, sábado e domingo, 9, 10 e 11 de agosto, uma ação de conscientização para orientar a população sobre a importância de os cidadãos deixarem clara para seus familiares a intenção de se tornar um doador de córneas.

Para isso, um estande no saguão do Itaú Cultural, na capital, oferecerá atendimento e orientações durante as noites de apresentação do espetáculo “O Grande Viúvo”, produzido pela Cia Caleidoscópio Comunicação & Cultura”. O espetáculo é uma adaptação da obra de Nelson Rodrigues que utiliza um formato diferenciado denominado “teatro cego”, apresentado em ambiente totalmente escuro, fazendo com que a plateia acompanhe a interpretação dos atores e compreenda o enredo sem contar com a visão, mas utilizando outros sentidos como olfato, tato e audição.

Antes e depois do espetáculo, o público poderá receber informações no estande montado pela equipe de profissionais do Banco de Olhos de Sorocaba, com o apoio da Central de Transplantes da Secretaria. No local, haverá cartazes e também serão distribuídos materiais explicativos como cartilhas e folhetos para tirar dúvidas do público como o que é a doação de córneas, o que é preciso fazer para se tornar uma doador de córneas, quem pode ser doador e como a família deve proceder caso deseje doar os tecidos de um parente que acaba de falecer.

Também no estande o público poderá fazer o cadastro do “cartão do doador”. Trata-se de uma carteirinha onde o possível doador pode registrar seu nome, data de nascimento, cidade onde reside, quais órgãos deseja doar e contatos de alguns familiares. Apesar de não possuir valor documental legal, a carteirinha pode ser levada na carteira ou bolsa e também serve como uma forma de divulgar a intenção de se declarar um doador de órgãos e tecidos após seu falecimento.

“Ações como essas são importantes tanto para incentivar a doação de tecidos e órgãos como também para o esclarecimento de possíveis dúvidas que podem inviabilizar a autorização da doação por parte da família. É muito importante as pessoas deixem claro para seus familiares a intenção de doar, pois apenas a família pode autorizar ou não a doação”, diz Agenor Spallini Ferraz, responsável pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde.

Transplantes no Estado

Segundo a Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, foram realizados 5.562 transplantes de córneas no ano de 2012, enquanto em 2011 foram feitos 5.533 transplantes. No primeiro semestre de 2013 foram realizadas 2.564 cirurgias de transplantes de córneas.

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do Metrô, na capital paulista.

O espetáculo “O Grande Viúvo” será apresentado nesta sexta e sábado, dias 9 e 10, às 20h, e domingo, dia 11, às 16h.

Secretaria da Saúde
(11) 3066-8701 / 8702