Saúde convoca crianças e gestantes para vacinação contra gripe

Campanha segue até 31 de maio; mais da metade do público infantil e grávidas ainda precisam comparecer aos postos

qua, 08/05/2019 - 16h57 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta especial para a importância de que grávidas e crianças que ainda não se vacinaram contra a gripe compareçam aos postos de saúde. Mais da metade do público infantil e de gestantes ainda precisam receber as doses, conforme indica o levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com base nos dados informados pelos municípios.

Até o dia 6 de maio, foram vacinadas 5,8 milhões de pessoas em todo o Estado. O total inclui 1,3 milhões de crianças na faixa-etária de 6 meses a menores de 6 anos, e 203,7 mil grávidas, configurando cobertura vacinal de 44% e 45%, até o momento. Também é necessária maior adesão de profissionais da saúde, cuja cobertura é de 33%, com 445 mil vacinados.

Desde o início da campanha, em 10 de abril, também foram imunizadas 49 mil puérperas (66%), 2,6 milhões de idosos (55%), 3 mil indígenas (70%), 154 mil professores (37%), entre outros.

A campanha segue até o dia 31 de maio, com a meta de alcançar 90% de cobertura do público-alvo, que totaliza 13,2 milhões de paulistas.

“É de extrema importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para imunização, Fazemos um apelo especial aos pais, para que levem os pequenos aos postos, e também às gestantes, para proteção das mães e bebês. A vacinação evita complicações futuras como pneumonias”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, complementa.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria da Saúde, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

Da Secretaria da Saúde