São Paulo ganha primeira colmeia interativa em um grande centro urbano do Brasil

Com moderna tecnologia, novo espaço integra o Museu do Instituto Biológico, que passou por reforma para adequação de suas instalações

qui, 21/05/2015 - 17h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira, 21, as obras realizadas no Museu do Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo. Foram investidos R$ 636 mil na reforma do prédio, adequação das instalações e colocação de 665 metros quadrados de gradil com o objetivo de promover a integração da paisagem com outros centros culturais. “O Instituto Biológico desenvolve um importante trabalho científico e tem uma beleza de museu, que fica aberto à visitação de terça a domingo”, informou Alckmin.

Uma das novidades do museu é o espaço interativo do Planeta Inseto para abelhas melíponas de ferrão atrofiado, o que significa ausência de ferroadas e presença de segurança. É o primeiro meliponário do tipo no centro de uma grande cidade em todo o Brasil, garantindo acesso fácil para visitação. Com moderna tecnologia, ele permitirá ao visitante acompanhar por meio de monitores, ao vivo e em tempo real, o interior de uma colmeia.

“Não há agricultura sem abelhas. Aliás, hoje é uma tendência mundial a diminuição de abelhas, o que derruba a produtividade da agricultura. Por isso, a importância do trabalho científico desenvolvido pelo Instituto Biológico, que também colabora com o turismo por meio desse ‘Big Brother’ da vida das abelhas em colmeia”, refere-se Alckmin ao espaço interativo.

No espaço, há 12 colmeias com quatro espécies de abelhas melíponas sem ferrão, típicas da região, que estavam desaparecendo e agora têm sua sobrevivência garantida. O espaço foi criado por meio de uma parceria entre o IB e a empresa Syngenta, que tem a manutenção e promoção da biodiversidade como um de seus pilares de sustentabilidade. A parceria teve início com as instalações das colmeias na área externa, no final de 2014.

O visitante poderá não apenas acompanhar o cotidiano dentro de uma colmeia, mas também usar um equipamento interativo conectado a um iPad onde o visitante terá acesso a informações sobre a vida delas, como a região de onde vêm e os hábitos de alimentação. Além de obter informações sobre a produção de mel pelas abelhas sem ferrão, o visitante terá dados sobre educação ambiental, envolvendo também a polinização como fonte de produção de alimentos. A reforma também incluiu nova cenografia para a sala das formigas.

O Planeta Inseto foi criado há cinco anos pelo Instituto Biológico (IB), órgão ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e está sediado no Museu do IB. É o único empreendimento, no Brasil, classificado como zoológico público do gênero (insetos). Além disso, o Planeta Inseto é certificado pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia. Desde 2010, o Museu já recebeu mais de 120 mil visitantes.

Além das abelhas, os visitantes podem ver baratas praticando corrida, lagartas tecendo fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado e insetos que se assemelham a gravetos. A exposição Planeta Inseto disponibiliza ao público 25 atrações.

De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre a presença dos insetos no cotidiano e a sua importância para o ambiente, produção de alimentos e a saúde humana. Existem mais de um milhão de espécies de insetos conhecidas.

Sabor da Colheita

Ainda no Instituto Biológico, ocorreu o lançamento da safra nas lavouras de café do Estado, no evento batizado de Sabor da Colheita. “O café tem uma grande importância para São Paulo e para o Brasil. A cafeicultura esteve na base da economia do Estado no início de seu processo de industrialização. Além de fazer bem à saúde, representa uma grande atividade econômica e social”, ressaltou o governador.

Durante o evento, organizado pela Secretaria da Agricultura desde 2006, as pessoas colheram grãos dos 1.600 pés do cafezal, formado a partir da década de 1950 com a função de servir de material de pesquisa para seus técnicos estudarem o controle de pragas agrícolas. Atualmente, sua finalidade é didática, histórica, cultural e turística, atraindo não só brasileiros, mas estrangeiros que querem conhecer um pé de café.

Serviço

As visitas ao Museu do Instituto Biológico são abertas ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Para grupos, é necessário agendá-las pelo e-mail planetainseto@biologico.sp.gov.br ou telefones (11) 2613-9500 / 9400. O espaço está localizado na Avenida Dr. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana. A entrada é gratuita.

Mais informações:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa
(11) 5067-0069 / 0122 / 0127
saacomunica@sp.gov.br