São Paulo ganha 17 novos Centros de Pesquisa

FAPESP e instituições paulistas investem R$ 1,4 bilhão em programas de pesquisa, inovação e difusão

qui, 06/06/2013 - 17h08 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira, 6 de junho, da apresentação dos 17 novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

O financiamento para os 17 CEPIDs virá da FAPESP e das instituições sedes (por meio de financiamento de professores, técnicos, pessoal de apoio e infraestrutura). Estima-se que, durante o período de 11 anos do Programa, o financiamento total para os 17 Centros será de cerca de R$ 1,4 bilhão, com R$ 760 milhões da FAPESP e R$ 640 milhões estimados em salários pagos pelas instituições sedes aos pesquisadores e técnicos.

“São Paulo investe mais em pesquisa do que o Brasil, a Itália, o México, o Chile e a Argentina. Nós temos um investimento proporcional ao PIB dos mais elevados do mundo e o investimento em pesquisa é essencial para o desenvolvimento do Brasil. Nós precisamos estar na vanguarda do conhecimento num mundo cuja marca é a velocidade”, afirmou Alckmin.

Fundos adicionais serão obtidos pelos Centros junto à indústria e a outras agências de financiamento à pesquisa. Este é um dos maiores investimentos já anunciados no Brasil para programas de pesquisa apoiados por agências de financiamento à pesquisa.

Os 17 CEPIDs anunciados envolvem 499 cientistas do Estado de São Paulo e 68 de outros países, como pesquisadores principais ou associados. Dos 17 Centros, sete têm sede na cidade de São Paulo, quatro em São Carlos, três em Campinas, dois em Ribeirão Preto e um em Araraquara. O processo de seleção mobilizou 150 revisores brasileiros e estrangeiros e um comitê internacional composto por 11 cientistas convidados, além dos comitês internos da FAPESP. As 90 propostas foram avaliadas pelo mérito científico, ousadia, originalidade, competitividade internacional e pela qualificação das equipes e suas lideranças.

Os temas de pesquisa dos 17 Centros incluem: alimentos e nutrição; vidros e cerâmica; materiais funcionais; neurociência e neurotecnologia; doenças inflamatórias; biodiversidade e descoberta de novas drogas; toxinas, resposta imune e sinalização celular; neuromatemática; ciências matemáticas aplicadas à indústria; obesidade e doenças associadas; terapia celular; estudos metropolitanos; genoma humano e células-tronco; engenharia computacional; processos oxidantes e antioxidantes em biomedicina; violência; e óptica, biofotônica e física atômica e molecular.

Os CEPIDs devem ativamente buscar e desenvolver oportunidades para que seus resultados da pesquisa tenham aplicações de impacto comercial e social relevantes e contribuam para a educação e a difusão do conhecimento.

As equipes de cada CEPID têm composição multidisciplinar e são formadas por pesquisadores principais, associados e visitantes; pós-doutores, estudantes de pós-graduação e pessoal técnico, apoiados por equipes qualificadas para a administração e gestão.

Novos paradigmas para a pesquisa

O programa CEPID foi iniciado pela FAPESP em 2000, com suporte a 11 centros de pesquisa de 2001 até 2013. Em 2011, foi anunciada uma segunda chamada de propostas de pesquisa, gerando 90 propostas, das quais foram selecionadas as 17 aprovadas.

A característica mais importante dos CEPIDs é a multiplicidade de suas missões. Além da missão principal de desenvolver investigação fundamental ou aplicada, focada em temas específicos ou objetivos, os Centros devem ativamente procurar oportunidades para contribuir para a inovação, por meio do desenvolvimento de formas eficazes de transferência de tecnologia. Os Centros também são responsáveis por oferecer atividades de extensão voltadas para o ensino fundamental e médio e para o público em geral. Estas incluem estudantes e professores em atividades de investigação, formação de professores e ações de divulgação da ciência.

Os 11 Centros atingiram os objetivos propostos em seus planos de pesquisa, inovação e difusão, constituindo, ao longo do período de financiamento, plataformas translacionais de pesquisa, desde a ciência básica até a aplicação do conhecimento.

Sete dos 11 CEPIDs de 2000 ampliaram o seu escopo de investigação e tiveram novos planos de pesquisa, inovação e difusão aprovados no edital de 2011. O Centro de Estudos da Metrópole, por exemplo, tendo se consolidado em um centro de referência na observação georreferenciada de cidades, ampliará o foco de investigação para analisar o papel das políticas do Estado na redução da pobreza e da desigualdade. Os novos Centros, selecionados no edital de 2011, iniciam as atividades em 2013.

FAPESP