São Paulo abre vagas de emprego pelo programa Minha Chance

Parceria com o Movimento Brasil Digital prevê vagas em 33 novas grandes empresas e aperfeiçoamento dos cursos profissionalizantes

ter, 05/11/2019 - 17h55 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria assinou nesta terça-feira (5), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, parceria com o Movimento Brasil Digital para abertura de novas vagas de emprego do programa Minha Chance. A iniciativa incluirá 33 novas grandes empresas e ainda prevê a realização de ações no aperfeiçoamento dos cursos profissionalizantes já ofertados. Já foram assinadas também duas outras parcerias para geração de empregos no Estado, com a IBM e a Nestlé.

“Gerar emprego e oportunidades, essas são as prioridades máximas do nosso governo. E nas oportunidades classificamos o empreendedorismo como um ponto fundamental de um Estado povoado de jovens com vontade de colocar novas ideias em prática”, disse Doria. “Este é um Governo que anda rápido e tem muito orgulho disso. O Brasil precisa andar rápido, não temos tempo a perder. Perdemos tanto tempo ao longo dos últimos anos, que temos de acelerar e essa é a obrigação de São Paulo”, afirmou o governador sobre as parcerias com a iniciativa privada para potencializar a profissionalização com as oportunidades reais de emprego.

Durante o evento, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, o Governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, apresentaram o balanço do Minha Chance, que atualmente já conta com 63 empresas cadastradas no portal do programa. Desse total, 27 empresas lançaram potencial de abertura de 21.960 vagas de emprego no Estado de São Paulo, que serão abertas em curto e médio prazo.

Esse programa de empreendedorismo do Governo, que também prevê formação em cursos profissionalizantes, até agora já conta com 38 turmas concluídas, com 1.140 alunos formados, em seis diferentes cursos: Almoxarife-Estoquista; Operador de Caixa; Montagem e Manutenção de Computador; Técnicas de Vendas; Espanhol para Recepção e Inglês para Recepção.

No momento, estão em execução 22 turmas, com 660 alunos, de 9 cursos diferentes nos municípios de São Paulo (Almoxarife e Estoquista; Montagem e Manutenção de Computadores; Operador de Caixa; Técnicas de Vendas), Guarulhos (Almoxarife e Estoquista; Assistente Administrativo), Lençóis Paulista (Pedreiro – Assentador de Tijolos e Blocos) e Santos (Espanhol para Recepção; Inglês para Recepção).

Só neste ano, já foram criados seis novos cursos customizados com a Grow (Mecânica de Patinetes Elétricas; Mecânica de Bicicletas), Amazon (Computação em Nuvem), Totvs (Suporte Básico de Enterprise Resource Planning), GM (Auxiliar de Fabricação Automotiva) e SAP (Suporte de Sistemas de Gestão Empresarial).

“O Minha Chance é a forma mais concreta de atuarmos diretamente na geração de emprego e renda. Estamos atuando junto das empresas na busca ativa por mais vagas de emprego, para que possamos ter cada vez mais empresas parceiras nesta jornada”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen. “Temos compromisso enorme com as empresas que nos demandaram e, ao mesmo tempo, temos o desafio de oferecer qualificação profissional aos alunos e dar a eles oportunidade real de contratação”, ressaltou.

Um aspecto importante do Minha Chance é a interação com a iniciativa privada, que ajuda a modernizar cursos e currículos do Centro Paula Souza. Os beneficiários da política de qualificação têm mais chance de conseguir trabalho, ao mesmo tempo em que o recurso público é aplicado de forma mais eficiente e com foco em resultado.

Sobre o Minha Chance

Com foco na empregabilidade, os cursos, com carga horária de 80 e 100 horas, são ofertados de acordo com a demanda de empresas parceiras que cadastraram suas vagas no portal do Minha Chance. Os alunos podem se inscrever através do site www.viarapida.sp.gov.br até o dia 11 de novembro. A busca é feita por município e opção por curso disponível. A previsão de início para as novas turmas é em 19 de novembro.

O grande diferencial deste programa é que, ao final das aulas, com o certificado já em mãos, o aluno é encaminhado diretamente para o processo seletivo das empresas parceiras, aumentando sua chance de ser empregado. O empregador tem a vantagem de direcionar suas vagas a profissionais com boa qualificação e o trabalhador faz o curso com a perspectiva de conseguir um emprego após se formar.

As empresas cadastram suas vagas na plataforma do portal e declaram suas necessidades de mão de obra qualificada no período de 2 a 6 meses. Com as informações, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico avalia a possibilidade de formação na região indicada e com o conteúdo proposto, levando em conta o potencial de absorção da mão de obra pelas empresas da região.

Movimento Brasil Digital

Criado em 2017, o Movimento Brasil Digital tem como propósito promover o diálogo entre os setores público e privado, para construção de propostas que tragam tecnologia e inovação para o centro da estratégia do país. O Movimento Brasil Digital possui, atualmente, 33 empresas mantenedoras, representadas no Conselho por seus respectivos CEOs, sendo estas as maiores provedoras e consumidoras de tecnologia do país.