Saiba o que fazer se for picado por um animal peçonhento

No primeiro bimestre de 2019, foram registrados 4.025 casos e 2 óbitos relacionados a acidentes com escorpiões em SP

seg, 18/03/2019 - 14h41 | Do Portal do Governo

O mês de março é um período de fortes chuvas e tempestades. É época também de tomar certos cuidados não somente com o contágio de doenças infectocontagiosas, mas também incidentes com animais peçonhentos, em especial os escorpiões, que estão aparecendo com mais frequência nas grandes cidades. De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), no primeiro bimestre de 2019 foram registrados 4.025 casos e 2 óbitos relacionados a acidentes com escorpião em SP.

Em casos de picadas de escorpião, ou mesmo cobra e aranha em crianças e adolescentes, o Dr. Anthony Wong, do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, afirma que os pais precisam, acima de tudo, ter calma e, principalmente, observar as características do animal. “O escorpião brasileiro é venenoso, mas não é fatal. Em adultos, a picada do bicho provoca muito dor, mas em 98% dos casos o controle pode ser feito por anestésicos ou analgésicos. Já crianças ou adolescentes até 15 anos são bem mais suscetíveis ao veneno tanto da cobra quanto do escorpião e da aranha”, conta ele.

Em caso de picada de aranha, é necessário tomar um soro específico. Já no caso de um ataque de cobra, é necessário, antes de tudo, não entrar em pânico. O primeiro passo é identificar a cobra, para tomar o soro específico no posto de saúde mais próximo. Caso não consiga identificar, é recomendável tentar recolher o animal e levá-lo junto. Contate o corpo de bombeiros nesse tipo de caso, como aconteceu com Reginaldo Rocha, na cidade de Joanópolis, no interior do estado de São Paulo. “A cobra foi levada com a ajuda dos Bombeiros e identificada. Por sorte, o animal não era venenoso”, conta ele.

Como primeira reação, muitas pessoas pensam em fazer um torniquete no lugar atingido. Para o especialista, entretanto, isso não é recomendado, pois aumenta a concentração da substância em apenas um local do corpo. “É diferente da cobra americana, a cascavel. Em um ataque de cascavel se faz isso, porque o veneno pode se espalhar e a pessoa pode parar de respirar”, completa ele.

Para diminuir os riscos de acidentes, alguns cuidados básicos podem ser tomados, como manter os quintais, terrenos baldios e jardins limpos. É importante não acumular entulho e lixo doméstico, aparar grama dos jardins e recolher as folhas caídas. Coloque o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de moscas, baratas e outros insetos, que são os alimentos favoritos dos escorpiões.

“É fundamental que as pessoas sigam essas recomendações em casos de acidentes com animais peçonhentos e procurem, o quanto antes, o serviço médico mais próximo”, alerta o biólogo Giuseppe Puorto.

Da Secretaria da Saúde