Programa Jovem Cidadão completa 15 anos

Evento nesta quarta-feira, 13, homenageia 30 empresas participantes do programa

ter, 12/05/2015 - 14h22 | Do Portal do Governo

O Jovem Cidadão, programa vinculado à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) completa, neste ano, seu 15º aniversário. O programa atua junto com empresas públicas, privadas e entidades sem fins lucrativos e tem por objetivo oferecer a primeira oportunidade de trabalho aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais. Nestes 15 anos, cerca de 22.084 empresas foram cadastradas e 178.399 jovens entre 16 e 21 anos conseguiram uma oportunidade profissional por meio do programa.

Nesta quarta-feira, 13, será realizado, na sede da SERT, na capital, um evento para homenagear 30 empresas participantes do Jovem Cidadão, como a Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), entre outras empresas e entidades do Estado.

No primeiro trimestre deste ano, 2.140 jovens já conseguiram um trabalho por meio do Jovem Cidadão. “Além de abrir portas para os jovens sem experiência profissional e reduzir o desemprego juvenil, o programa estimula e melhora a autoestima e rendimento escolar dos jovens da rede pública”, afirma o secretário estadual do Emprego, José Luiz Ribeiro

O Jovem Cidadão atende a Grande São Paulo, Campinas, Piracicaba, São José dos Campos e Santos.

Os jovens podem se inscrever na secretaria da escola em que estudam ou pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br. O cadastro das empresas também pode ser realizado pelo site.

Para cada oportunidade disponibilizada pelas empresas, o programa encaminha três estudantes da escola mais próxima do local de trabalho. O critério de envio acontece mediante a classificação do candidato no ranking socioeconômico que é definido no ato da inscrição.

O jovem é contratado por seis meses e o prazo pode ser prorrogado por igual período, de acordo com a Lei de Estágio. Não existe vínculo empregatício. Assinam o termo de compromisso, o jovem (ou o responsável, quando ele for menor), a empresa concedente do estágio, o diretor da escola e a SERT.

Empresas que participarão do evento:

A.W. Faber Castell S/A, Associação Cristã de Moços de São Paulo, Beneficência Nipo Brasileira de São Paulo, BrasilPrev Seguros e Previdência S/A, Casa de Saúde Santa Marcelina, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Cruzeiro do Sul S.A – UNICSUL, Cummins Brasil LTDA, Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S/A – EMTU, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A – EMPLASA, Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços LTDA, Esteves S/A, Ford Motor Company Brasil LTDA, Fundação para o Remédio Popular- FURP, General Motors do Brasil LTDA, Globo Comunicações e Participações S/A, Grupo Combustol e Metalpó, Grupo Tensor Equipamentos S.A., Instituto de Artes – UNESP, Organização Mogiana de Educação e Cultura Sociedade Simples LTDA – UMC, Sanofi-Aventis Farmacêutica LTDA, SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – UNIFESP, Toyota do Brasil LTDA, Voith Hydro LTDA, Volkswagen do Brasil LTDA e Yamaha Motor da Amazônia LTDA.

Serviço

Site: www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br

E-mail: coordenacao@jovemcidadao.sp.gov.br

Contato: (11) 3241-7455 / 7487

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho