Professores da rede estadual são classificados para programa internacional

Curso voltado para docentes de língua inglesa que atuam em escolas públicas de todo o país terá duração de cinco meses

qui, 28/06/2012 - 11h39 | Do Portal do Governo

Dois professores que lecionam em escolas da rede pública estadual estão entre os 11 selecionados do Brasil para participar da próxima etapa do Programa Líderes Internacionais em Educação (Ilep). O curso, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino do idioma, criar entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos e desenvolver relações produtivas e duradouras entre docentes.

Esse é o 4º ano em que o Brasil participa da iniciativa. Até hoje, 25 professores brasileiros viajaram para os EUA para realização do curso.

Depois de passarem pela etapa de escolha estadual, pelas provas escrita e oral e por fim a análise da documentação, Jorge Wilson da Conceição, professor da Escola Estadual Maria Leoni, da cidade de Guarulhos, e William Pincerno, da Escola Estadual Dom José Gaspar, do município de Ribeirão Pires, estão selecionados para próxima fase do processo seletivo. Agora eles serão avaliados junto com os candidatos de outros 24 países. A classificação final sairá em setembro.

“Hoje me sinto muito gratificado em ter passado por diversas etapas. Se eu ganhar o curso, espero aprender muito para poder repassar para os alunos e ser um multiplicador para os colegas de profissão”, afirma William, professor de inglês há 7 anos.

“Sempre tive o sonho de fazer um curso nos Estados Unidos para crescimento pessoal e profissional. Meus alunos ganharão muito com isso, já que a qualidade das minhas aulas também vai melhorar. Além disso, tenho interesse nas propostas de formação de professores e poderei contribuir para isso depois que regressar”, conta Jorge, professor da rede há 14 anos.

Entre janeiro e maio de 2013, o grupo selecionado viaja para Washington, nos Estados Unidos, onde participará de treinamento intensivo em metodologias e estratégias de ensino, planejamento de aula, liderança e uso de tecnologias. O curso inclui ainda estágio em uma escola de Ensino Médio norte-americana para que eles possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e estudantes nos Estados Unidos.

“Além de aprender novas ferramentas, metodologia e conhecer a realidade dos docentes americanos, espero servir de exemplo para os meus alunos quando voltar ao Brasil”, conclui William.

De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, a análise da documentação foi extremamente criteriosa devido ao altíssimo nível dos candidatos e ao número limitado de vagas. Além da análise do material dos candidatos, das respostas para cada uma das perguntas do formulário, também foram considerados o detalhamento das cartas de recomendação da escola, o nível de inglês e o potencial dessa oportunidade para o interessado.

“Sou mestre em Educação, Arte e História da Cultura e me faltava um mergulho em metodologia e estratégias para o ensino de inglês, ou seja, tudo o que o programa vai me proporcionar”, afirma o professor Jorge, na expectativa de estar entre os classificados na etapa final do processo seletivo.

Da Secretaria da Educação