Professora e alunos da Fatec Rio Preto elaboram dicionário bilíngue de agronegócio

Obra reunirá palavras e expressões usadas nas áreas ligadas ao agronegócio, como Gestão, Agronomia, Veterinária e Recursos Sucroalcooleiros

qua, 18/02/2015 - 12h38 | Do Portal do Governo

A professora de inglês Edilene Gasparini Fernandes, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de São José do Rio Preto, está desenvolvendo um dicionário bilíngue (português-inglês e inglês-português) com termos usados no agronegócio. Estudantes da unidade colaboram na elaboração do projeto.

A ideia partiu da constatação de professores e alunos do curso de tecnologia em Agronegócio sobre a escassez de títulos que contemplem vocabulários bilíngues nessa área específica. De acordo com Edilene, ainda não existe um dicionário desse tipo e a obra que está sendo desenvolvida vai trazer palavras e expressões usadas nas áreas ligadas ao agronegócio, como Gestão, Agronomia, Veterinária, Recursos Sucroalcooleiros, entre outros.

Edilene usou como ponto de partida um Glossário de Termos Usados em Atividades Agropecuárias, Florestais e Ciências Ambientais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O levantamento dos termos está sendo feito também pelos estudantes de todos os cursos da faculdade: Agronegócios, Informática para Negócios e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Eles estão compilando expressões específicas usadas em artigos de suas áreas.

Além de publicar um dicionário impresso, o grupo trabalha no desenvolvimento de um aplicativo que poderá disponibilizá-lo em smartphones e tablets. Edilene espera que o trabalho esteja pronto no início do ano que vem.

Exemplo de verbete:

Buriti: (subst.) Buriti; Planta da família das Palmáceas encontrada numa extensa área que cobre praticamente todo o Brasil central e o sul da região amazônica. Planta de porte elegante que pode atingir até 35 m. de altura e cujos frutos, de cor castanho avermelhada, têm a superfície coberta por escamas brilhantes. A polpa amarela cobre uma semente oval dura e uma amêndoa comestível. Da polpa é extraído um óleo comestível, com alto teor de vitamina A. Do buriti pode-se fazer uma bebida conhecida como ¨vinho de buriti¨. Seu nome científico é mauritia vinifera.

Buriti: (n.) Buriti; Plant from the Palmaceas family found in an extensive area which covers almost the whole of Brazil Central and the South of the Amazon region. It presents an elegant aspect and it can reach 35 meters high. Its reddish brown fruits have its surface covered by shiny scales. The yellow pulp involves a hard oval seed and edible almond. From the pulp edible oil with high concentration of vitamin A is extracted. It is also used to prepare a drink called “buriti wine”. Its scientific name is mauritia vivifera.

Do Centro Paula Souza