Poupatempo São José do Rio Preto comemora 9 anos

Unidade já realizou mais de 16 milhões de atendimentos

qua, 14/02/2018 - 10h02 | Do Portal do Governo

O Poupatempo São José do Rio Preto completou nove anos de funcionamento nesta terça-feira, 13. Desde a inauguração, o posto já prestou mais de 16 milhões de serviços. A média mensal é de 165 mil atendimentos, mas neste mês de janeiro o número passou dos 190 mil serviços prestados, mais de dez mil a mais do que em janeiro do ano passado.

Entre os órgãos mais solicitados estão o Detran.SP, com 1,6 milhão de documentos emitidos, como licenciamento de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Secretaria da Fazenda, com 1,4 milhão de solicitações; o e-poupatempo, com 1,1 milhão serviços públicos pela internet; e o Instituto de Identificação (IIRGD), 829 mil RGs e Atestados de Antecedentes Criminais concluídos na unidade.

Os atendimentos realizados em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, como os da Secretaria Municipal de Obras e do Semae, também são bastante requeridos e somam mais de 6,2 milhões de solicitações até hoje.

Desde o ano passado, a unidade conta com novo serviço gratuito de Investigação e Reconhecimento de Paternidade, para pessoas que ainda não têm o nome do pai nos documentos.

O posto conta também com o AcessaSP, que disponibiliza acesso gratuito à internet; Secretaria do Emprego (Sert), para emissão da Carteira de Trabalho (CTPS), cadastro de vagas e seguro-desemprego; e um correspondente bancário, para pagamento de taxas.

Canais de informações e agendamento

Para maior comodidade dos cidadãos, o Poupatempo oferece diferentes canais de atendimento e agendamento de horário dos serviços mais solicitados em todas as unidades. Confira abaixo:

  • Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br
  • Aplicativo no celular: SP Serviços, nos sistemas iOS e Android
  • Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: www.messenger.com/t/PoupinhaSP

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos.

Programa Poupatempo 

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel.

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br