Poupatempo São Bernardo do Campo tem novos voluntários do programa Escreve Cartas

A partir de segunda-feira, 4, eles vão atender pessoas que precisam elaborar currículos, preencher formulários ou escrever cartas, mas têm dificuldades com a escrita

qui, 30/06/2016 - 20h13 | Do Portal do Governo

O Poupatempo São Bernardo do Campo ganhou reforço de uma nova turma de 46 voluntários selecionados para trabalhar no Programa Escreve Cartas. A partir de segunda-feira, 4 de julho, eles vão atender pessoas que precisam elaborar currículos, preencher formulários ou escrever cartas, mas têm dificuldades com a escrita.
O Programa Escreve Cartas do Poupatempo foi criado há 15 anos, inspirado no filme Central do Brasil, de Walter Salles. No filme de 1998, a atriz Fernanda Montenegro interpreta uma personagem que escreve cartas na estação ferroviária do Rio de Janeiro.

Em maio deste ano, o Escreve Cartas do Poupatempo São Bernardo abriu inscrições para os interessados em dedicar duas horas por semana ao trabalho voluntário na unidade. Foram selecionados 46 voluntários, de um total de mais de 100 inscritos. Eles vão trabalhar com outros sete voluntários que já atuam no programa.

Segundo os responsáveis pelo Escreve Cartas em São Bernardo do Campo, o grupo de voluntários é composto por idosos interessados em aproveitar horas disponíveis para ajudar outras pessoas e também por estudantes universitários de cursos da áreas de humanas interessados em fazer estágio no atendimento aos cidadãos e também em colaborar com o programa.

Os voluntários atendem a cerca de 15 pessoas por dia no Escreve Cartas do Poupatempo Santo Amaro. Em média, são cerca de 350 atendimentos por mês. A maioria busca auxílio para elaborar currículos ou preencher formulários, porém, com a popularização de redes sociais e mensagens de texto por celular, muita gente ainda procura o programa para pedir ajuda para escrever cartas.

Fotos disponíveis aqui

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 494 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral que atendem mais de 171 mil cidadãos por dia. Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br
(11) 3247-1384 / 1391