Poupatempo Santo Amaro comemora 19 anos com 60 milhões de atendimentos

Unidade tem aprovação de 99% dos usuários

qui, 31/08/2017 - 10h01 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Santo Amaro completa nesta quinta-feira, 31 de agosto, 19 anos de atendimento aos cidadãos. A unidade foi a 4ª inaugurada pelo Governo do Estado e já realizou, durante o período, 60 milhões de atendimentos. Por mês, cerca de 220 mil serviços são prestados, uma média de mais de 9 mil ao dia.

Entre os órgãos mais procurados na unidade estão o Instituto de Identificação (IIRGD), para RG e Atestados de Antecedentes Criminais, com 9 milhões de emissões; a Secretaria do Emprego (Sert), para emissão da Carteira de Trabalho e solicitações de seguro-desemprego, com 6,4 milhões de atendimentos; o Detran.SP, que contabiliza 6,2 milhões de atendimentos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e licenciamento de veículos; e a Sabesp, para solicitações de água e esgoto, com mais de 3 milhões de atendimentos.

Serviços

O Poupatempo Santo Amaro foi o primeiro a receber o programa Escreve Cartas, em 2001. O projeto conta com voluntários que lê, escreve cartas e preenchem formulários para quem tem dificuldades na leitura e escrita. Mais de 204 mil atendimentos já foram realizados pelos colaboradores da unidade.

O posto também disponibiliza para os cidadãos o programa “Encontre seu pai aqui”, destinado a esclarecer casos de investigação de paternidade. Fruto de uma parceria com o Ministério Público Estadual, o serviço tem por objetivo assegurar o direito de todos a ter o nome do pai na Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e em outros documentos. Apesar da garantia legal, existem mais de 750 mil pessoas com até 30 anos em todo Estado de São Paulo que não contam com a identificação do pai no RG, segundo estimativa do Ministério Público.

Aprovação

Em pesquisa realizada pela empresa Praxian no ano de 2016, a unidade foi aprovada por 99% dos usuários.

Um dos motivos pela excelente avaliação do Poupatempo Santo Amaro se deve ao agendamento prévio de atendimento, evitando filas e proporcionando maior conforto ao cidadão.

Para marcar dia e horário é muito fácil e o Poupatempo oferece diferentes canais de informações à população. Confira abaixo:

Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;

Aplicativo no celular: SP Serviços, nos sistemas iOS e Android;

Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: www.messenger.com/t/PoupinhaSP;

Redes sociais: poupatemposp

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos.

Serviço

O Poupatempo Santo Amaro fica na Rua Amador Bueno, 258 – Santo Amaro (próximo ao Largo 13 de Maio e ao Terminal de Ônibus). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 555 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br