Poupatempo S. Bernardo do Campo completa 16 anos com mais de 48 milhões de atendimentos

Unidade tem aprovação de 97% dos cidadãos e, além dos serviços do Poupatempo, abriga programas sociais como o Escreve Cartas

qui, 22/06/2017 - 20h01 | Do Portal do Governo

A unidade do Poupatempo de São Bernardo do Campo comemora nesta sexta-feira, 23, 16 anos de funcionamento, prestando serviços para os cidadãos da cidade e região. O Posto do Governo do Estado já realizou mais de 48 milhões de atendimentos desde que foi inaugurado. A unidade presta cerca de 165 mil atendimentos por mês.

Um balanço dos 16 anos mostra que os serviços da Prefeitura de São Bernardo do Campo são os mais demandados. Foram 9 milhões de solicitações realizadas nos órgãos municipais abrigados no Poupatempo (unidades do Procon municipal, Secretaria de Educação e Cultura, Coordenadoria de Ações Comunitárias, entre outros). Em seguida, estão os serviços do Detran.SP, que contabiliza 5,3 milhões de atendimentos para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e licenciamento de veículos; o Instituto de Identificação (IIRGD), para RG e Atestados de Antecedentes Criminais, com 4,1 milhões de emissões; e a Secretaria do Emprego (Sert), para emissão da Carteira de Trabalho e solicitações de seguro-desemprego, com 3 milhões de atendimentos no período.

A unidade conta também com os serviços do programa Escreve Cartas, que auxilia pessoas no preenchimento de formulários e na elaboração de currículos; com unidades do AcessaSP, para acesso gratuito à internet; do e-poupatempo, para serviços públicos pela internet; da Secretaria da Fazenda, Tribunal Regional Eleitoral, EMTU, correspondente bancário, para pagamento de taxas e serviços, entre outros.

Aprovação

Em pesquisa realizada pela empresa Praxian, no ano de 2016, a unidade foi aprovada por 97% dos usuários.

Um dos motivos da avaliação positiva do Poupatempo São Bernardo do Campo se deve ao agendamento prévio de atendimento, evitando filas e proporcionando maior conforto ao cidadão.

Para marcar dia e horário é muito fácil e o Poupatempo oferece diferentes canais de informações à população. Confira abaixo:

Portal: www.poupatempo.sp.gov.br

Aplicativo no celular: SP Serviços, nos sistemas iOS e Android

Disque Poupatempo: 0800 772 3633 – para telefones fixos – ou (11) 2930 3650 – para ligações de celulares;

Poupinha: o assistente virtual está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger do Facebook

Redes sociais: poupatemposp

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos.

Serviço

O Poupatempo São Bernardo do Campo fica na Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 12h.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 541 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br