Poupatempo realiza mutirão de RG e CPF para rematrícula de alunos da rede estadual

Ação é uma parceria com a Secretaria da Educação e beneficiará quase 20 mil alunos de 17 escolas do Estado

qua, 11/09/2019 - 15h53 | Do Portal do Governo

O Poupatempo, em parceria com a Secretaria da Educação, realiza entre os dias 12 e 13 de setembro, o primeiro mutirão de rematrícula escolar e emissão do novo Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para alunos da rede estadual de ensino.

A ação faz parte de um projeto piloto, que acontecerá de forma simultânea, em 17 escolas do Estado de São Paulo, beneficiando cerca de 20 mil alunos dos municípios de Bauru, São José do Rio Preto, Campinas, Guarulhos, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e a capital paulista. As unidades escolares foram selecionadas pela Secretaria da Educação com base na quantidade de alunos matriculados sem documentos de identificação.

Para facilitar o cadastro dos estudantes, o posto móvel do Poupatempo estará na escola Parque Jardim Helena, na Avenida Kumaki Aoki, 1.390, no Jardim Helena, zona leste de São Paulo. O atendimento será das 9h às 16h, aberto a toda população. Nas demais instituições participantes do mutirão, o atendimento será prioritário para estudantes. O serviço nas escolas acontecerá das 8h às 17h e contará com a presença de colaboradores do Poupatempo para realizar a coleta das digitais e a conferência dos documentos dos alunos.

Importante ressaltar que os estudantes das outras instituições do Estado também poderão solicitar serviços do Poupatempo. Basta agendar dia e horário e comparecer à unidade desejada.

“O mutirão é uma ferramenta importante de inclusão e cidadania para crianças e adolescentes em período escolar que não possuem RG e CPF. Ter acesso a documentos pessoais é um direito de todo cidadão”, afirma o Presidente da Prodesp, empresa que gerencia o Poupatempo, André Arruda.

A carteira de identidade é um dos principais documentos do cidadão e agora, com o novo RG, é possível incluir diversos dados como o Cartão Nacional de Saúde, tipo sanguíneo e fator Rh, CPF e indicativos de pessoas com deficiência.

Para Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, o novo modelo de RG chegou para facilitar a vida de pais e alunos. “É um avanço poder reunir em documento único dados de vários documentos para comprovar a identidade. Estima-se que, em todo o Estado, aproximadamente 50% dos alunos matriculados não tenham RG e CPF”, explica Neto.

Os alunos menores de 16 anos poderão fazer a emissão dos documentos sem a presença dos pais. Para isso, basta o responsável preencher o formulário de autorização disponível no site do Poupatempo. A relação dos documentos necessários para solicitar RG e CPF também pode ser consultada no portal do programa.

A rematrícula para o próximo ano letivo poderá ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP. Desenvolvido pela Prodesp, o app permite que os pais tenham acesso ao boletim escolar, com informações sobre as notas e faltas do estudante, além do horário das aulas.

Confira a relação das escolas:

Município Escola Alunos sem CPF Alunos sem RG
São Paulo/Santo Amaro Washington Alves Natel 1.848 771
Guarulhos Hugo de Aguiar 1.832 1.612
Campinas Jardim Marisa 1.495 1.269
São Bernardo Do Campo Prof. Domingos Peixoto da Silva 1.465 993
São Paulo/Sé Seminário Nossa Senhora da Glória 1.389 1.124
Sorocaba Prof. Guiomar Camolesi Souza 1.330 1.125
Mogi Das Cruzes Prof. Vânia Aparecida Cassara 989 917
São Paulo/Itaquera Cândida Rita da Silva Paulo 916 811
São José dos Campos Prof. Geraldina Coelho Monteiro 817 662
São Carlos Prof. Marivaldo Carlos Degan 780 686
Ribeirão Preto Prof. Dr. Domingos João Baptista Spinelli 762 633
Santos Prof. Zulmira Campos 742 693
Bauru Prof. Mercedes Paz Bueno 681 519
Presidente Prudente Prof. Mirella Pesce Desidere 468 421
São José do Rio Preto Prof. Noêmia Bueno do Valle 396 313
Taubaté Deputado Cesar Costa 257 148
São Paulo/Móvel Parque Jardim Helena 106 75

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Prodesp

A Prodesp é a empresa de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1969, também é responsável pela gestão e operação do Programa Poupatempo, que tem 99% de aprovação dos usuários e foi eleito o ‘Melhor Serviço Público de SP’ em 2019, pelo quinto ano consecutivo. Em 2016, foi eleita a melhor empresa do segmento Indústria Digital do Brasil, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame. Por três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018), a empresa foi contemplada com o Destaque do Ano do Anuário Informática Hoje, na categoria “Prestador de Serviços para Governo (empresas de grande porte)”.

Do Poupatempo