Poupatempo oferece cadastramento biométrico para eleitores

Serviço está disponível em 14 postos fixos e nas ações especiais realizadas por todo o Estado

qua, 28/08/2019 - 17h21 | Do Portal do Governo

Os eleitores que precisam realizar o cadastramento biométrico e solicitar a primeira ou segunda via do Título de Eleitor podem procurar o Poupatempo para regularizar a sua situação. De janeiro a julho deste ano, o Poupatempo realizou 241 mil atendimentos e emitiu a primeira via de 111,2 mil documentos eleitorais.

Atualmente, o serviço está disponível em 14 postos em todo o Estado que contam com o atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP): Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé, na capital paulista; Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo; e Franca e Sorocaba, no interior.

Além dos postos fixos, outras unidades do Poupatempo participam de ações especiais em municípios onde o cadastramento será obrigatório ainda este ano. No Estado de São Paulo, a biometria precisa ser feita em 479 municípios, e o prazo final varia de acordo com cada cidade.

“É importante que os eleitores façam o quanto antes a coleta biométrica eleitoral para que possam exercer o direito ao voto”, afirma Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp. Segundo ele, o processo é rápido e pode ser feito mediante agendamento prévio no Poupatempo e nos Cartórios Eleitorais do Estado.

Em Barretos, durante campanha recente, foram realizados 717 atendimentos no Poupatempo instalado no município. O mesmo aconteceu em Lins e Presidente Prudente, que juntas atenderam 950 pessoas.

Na cidade de Araraquara, o serviço começou a ser oferecido no posto de atendimento em junho e segue até a próxima sexta-feira, dia 31 de agosto. Já para os moradores de Mogi Guaçu, o atendimento está disponível desde 12 de agosto e se estenderá até 5 de setembro.

Vale ressaltar que, nos 14 postos Poupatempo que já oferecem o serviço, o cidadão pode realizar o agendamento pelos canais oficiais do programa e comparecer na data e horário marcados, com um documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e o Título de Eleitor (caso o tenha). Já para ser atendido nos cartórios eleitorais dos postos com ações especiais é preciso agendar horário pelo site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br).

Como agendar

O Poupatempo atende com hora marcada, para garantir conforto a todos os cidadãos. Para marcar gratuitamente dia e horário para ser atendido, o cidadão pode buscar um dos seguintes canais de atendimento:

  • Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br
  • Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela)
  • Aplicativo no celular: SP Serviços
  • Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial. Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (endereços aqui).
  • Atendimento eletrônico: Agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, sete dias por semana. De telefone fixo: (11) 4135-9700 – Capital e Grande São Paulo / 0300-847-1998 – demais municípios do Estado de SP. De celular: (11) 4135-9700 – todos os municípios do estado de SP.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo de São Paulo executado pela Prodesp, empresa de tecnologia da informação do Estado. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Assessoria de Comunicação
Prodesp / Poupatempo
imprensaprodesp@sp.gov.br