Poupatempo Móvel atende população de Heliópolis a partir de amanhã

Unidade também vai realizar inscrição para quem deseja ingressar na rede estadual de ensino

seg, 30/09/2019 - 20h08 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira (1º), o Poupatempo Móvel prestará serviços à população de Heliópolis, na zona sul da capital paulista. A unidade ficará estacionada na Estrada das Lágrimas, 2.385 – dentro do CEU Heliópolis – até sábado (5), das 9h às 15h30. O atendimento no Poupatempo Móvel é por ordem de chegada e limitado à capacidade de atendimento diária da unidade.

No local, os cidadãos poderão solicitar documentos como a Carteira de Identidade (RG), Atestado de Antecedentes Criminais (AAC) e serviços públicos online, como registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico, consulta de multas de trânsito e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

Os serviços oferecidos pelo Poupatempo Móvel são gratuitos. O cidadão paga apenas pela emissão da segunda via do RG, que tem uma taxa de R$ 39,80 e pode ser quitada com cartão de débito, por ser mais rápido e seguro.

A entrega do RG é realizada em data e local informados no protocolo de atendimento. Para pessoas com RG emitido no Estado de São Paulo e que não tenham pendências com a Justiça, o Atestado de Antecedentes Criminais pode ser retirado na hora.

Inscrição para matrícula na rede Estadual

Durante os cinco dias de permanência em Heliópolis, a unidade móvel do Poupatempo também prestará atendimento para quem deseja ingressar seus estudos na rede estadual de ensino. A inscrição para a matrícula escolar de 2020 é uma parceria entre o Poupatempo e a Secretaria Estadual da Educação, com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos que pretendem se matricular em escolas públicas.

Os interessados precisam levar ao Poupatempo Móvel o RG ou as certidões de nascimento/casamento, além do comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado.

Concluída a inscrição, o cidadão receberá protocolo de atendimento. E a partir do dia 28 de novembro, a Secretaria da Educação disponibilizará no site a consulta com a relação de vagas disponíveis. Importante ressaltar que, para efetivar a matrícula, o aluno deverá comparecer à escola acompanhado dos pais ou de representante legal.

Todas as informações sobre matrícula escolar 2020 na rede estadual de ensino podem ser consultadas no portal da Secretaria da Educação.

Durante o mês de outubro, todos os 72 postos fixos do Poupatempo do Estado irão oferecer o serviço. O atendimento nas unidades acontece com data e hora marcados.

Confira abaixo os canais de agendamento eletrônico:

  • Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br
  • Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: disponível no portal (no canto inferior direito da tela)
  • Aplicativo no celular: SP Serviços

Informações sobre os serviços oferecidos, endereços e horários dos postos estão disponíveis no site e no aplicativo ‘SP Serviços’ (para celulares e tablets).

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Assessoria de Comunicação
Prodesp
imprensaprodesp@sp.gov.br