Poupatempo atinge a marca de 40 unidades em funcionamento no Estado

Um dos programas mais bem avaliados do Governo, o Poupatempo já prestou mais de 391 milhões de atendimentos à população

qui, 24/04/2014 - 20h01 | Do Portal do Governo

Na última segunda-feira, 21 de abril, o Poupatempo, programa do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), atingiu a marca de 40 postos em funcionamento. Com a última unidade inaugurada em Catanduva, o programa está presente nas 14 regiões administrativas e 3 regiões metropolitanas do Estado.

Desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, o Poupatempo estabeleceu um padrão de qualidade em serviços públicos que é referência e modelo em todo o país, uma vez que oferece ao cidadão atendimento eficiente e de qualidade.

Nestes 16 anos de prestação de serviços à população, mais de 391 milhões de atendimentos já foram realizados pelo programa. Destes, 354,5 milhões foram feitos presencialmente nos postos e 37 milhões prestados pelo Disque Poupatempo.

Unidades

Das 40 unidades em operação, 6 estão instaladas na capital paulista – Poupatempo Sé, Luz, Santo Amaro, Itaquera, Cidade Ademar e Lapa – 5 na região metropolitana – São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco, Mogi das Cruzes e Suzano – 2 no litoral – Santos e Caraguatatuba – e 20 no interior do estado – Campinas Centro, Campinas Shopping, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Jundiaí, Taubaté, Piracicaba, Araraquara, Presidente Prudente, São Carlos, Tatuí, Rio Claro, Franca, Botucatu, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Americana, Araras, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Itapeva, Registro, Ourinhos e Catanduva.

Entre os serviços mais procurados pelos cidadãos estão os do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), que já prestou, aproximadamente, 51 milhões de atendimentos, como emissão da Carteira de Identidade (mais de 36,5 milhões de solicitações) e emissão de Atestado de Antecedentes Criminais (13,6 milhões de atendimentos).

O Detran.SP também se destaca, com 46,6 milhões de serviços prestados no Poupatempo, sendo mais de 17,9 milhões de pedidos de licenciamento de veículos e 17 milhões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Já a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) já atendeu mais de 29,4 milhões de solicitações, sendo mais de 9,7 milhões de Carteiras de Trabalho e 7,2 milhões de requisições do Seguro-Desemprego.

Plano de Expansão

Até o final de 2014, o Governo de Estado de São Paulo vai entregar 40 novas unidades, totalizando 72 postos Poupatempo em funcionamento. Dentro do Plano de Expansão, elaborado pela Secretaria de Gestão Pública a pedido do governador Geraldo Alckmin, 8 delas (Americana, Araras, Mogi Guaçu, São João da Boa Vistas, Itapeva, Registro, Ourinhos e Catanduva) já foram inauguradas.

Os novos postos estão distribuídos em 13 regiões administrativas paulistas e irão beneficiar mais de 350 municípios, podendo, assim, oferecer atendimento de qualidade para cerca de 15 milhões de pessoas e gerar mais de 1,5 mil empregos.

As unidades do Plano de Expansão reúnem e oferecem o que há de mais moderno em tecnologia. Entre os exemplos, estão o sistema de agendamento eletrônico – tanto pela internet (www.agendasp.sp.gov.br ou www.facebook.com/poupatemposp), quanto pelo Disque Poupatempo – 0800 772 36 33 (ligação gratuita) – o Balcão Único de Atendimento, o novo Detran.SP, com o exame teórico para retirada da 1ª via da CNH em formato eletrônico, entre outros.

Todas essas novidades são empregadas com o intuito de otimizar a capacidade de atendimento dos postos, proporcionar mais comodidade e facilidade aos cidadãos e, principalmente, aprimorar a excelência de todos os serviços.

Satisfação

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi no ano de 2013, que avalia o grau de satisfação dos usuários do Poupatempo, o programa obteve 99% de aprovação dos cidadãos.

Do Poupatempo