Pesquisa da Educação revela que 85% dos pais participam do dever de casa dos filhos

Para ajudar e incentivar os pais, a secretaria elaborou um guia com sete dicas para aproximar os responsáveis e melhorar o aprendizado em todos os ciclos

seg, 23/02/2015 - 9h19 | Do Portal do Governo

Pais e responsáveis da rede estadual de ensino participam dos estudos dos filhos. É o que revela uma pesquisa realizada pela Educação. O estudo mostra que 85% deles ajudam os filhos durante o dever de casa. Entre os alunos do 2º ano, mais de 92% participam da lição de casa. Os estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio participaram também do levantamento.

Os pais dos jovens do Ensino Médio também têm o hábito de acompanhar os filhos no dever de casa, 71,2% contribuem, ao menos uma vez por semana, com a lição de casa. Já os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental recebem uma participação expressiva dos pais durante os estudos. As parcelas de participação somam 92%, 91%, 86% e 80% respectivamente.

Para a conclusão da pesquisa, foram aplicados mais 1,2 milhão de questionários. Os resultados foram tabulados no ano passado.

Todos os pais podem participar das horas de estudos dos filhos, segundo especialistas da Secretaria da Educação. Eles afirmam que a interação deve ocorrer mesmo que não saibam ou não lembrem o conteúdo dos estudos. Para ajudar e incentivar os pais, a Educação elaborou um guia com sete dicas para aproximar os responsáveis e melhorar o aprendizado em todos os ciclos (veja abaixo).

“A participação dos pais na vida escolar de crianças e jovens é fundamental para despertar nos filhos o prazer pelo estudo e os benefícios de uma boa formação. Acompanhar a lição de casa, checar o boletim e comparecer às reuniões são algumas ações que devem ser seguidas pelas famílias, independentemente da idade dos estudantes”, explica Ghisleine Trigo, da Coordenadoria Geral da Educação Básica.

A Secretaria da Educação disponibiliza, todos os bimestres, as versões online e impressa do boletim escolar. A consulta pode ser realizada aqui. Além disso, as 5 mil escolas realizam reuniões de pais e mestres. Para a Educação, a participação dos pais nos estudos é fundamental para o acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes.

Veja sete dicas importantes:

Incentive a fazer a lição de casa

Os deveres escolares servem para fixar o conteúdo aprendido em sala de aula. Por isso, explique ao estudante que não é uma punição, mas uma das etapas do aprendizado.

Respeite o espaço

Na hora da lição em casa, é preciso reservar um lugar adequado com mesa e cadeira e sem muito barulho. Tente não interromper o momento com perguntas ou pendências externas.

Certifique-se de que seu filho entendeu o que deve ser feito

O aluno pode apresentar dificuldades em uma ou outra disciplina. Veja, porém, se o problema não é interpretação do enunciado.

Acervo em casa

Ao longo da vida escolar de seu filho, organize uma biblioteca com dicionários, livros didáticos de anos anteriores e publicações diversas (como revistas e jornais). Esse material deve ser consultado sem restrições.

Incentive-o a rever a lição

Caso encontre coisas incorretas e perceba que ele tem condição de localizar o erro, estimule-o comentando. No caso de textos e redações, explique a importância de uma segunda leitura mais crítica.

Pesquisa não é cópia

Com ajuda da tecnologia, incentive o estudante a procurar verbetes ou temas na internet. Mas deixe claro que os resultados devem servir como referência e não ser apenas uma reprodução.

Elogie os acertos e não aponte os erros

Se seu filho acertou todos os exercícios da lição passada, dê os parabéns. Se os erros foram muitos, evite brigas ou castigos. Procure o professor para tirar as dúvidas e, se necessário, rever o conteúdo.

Da Secretaria da Educação